Monday, August 10, 2015

1981 - Novelas Brasileiras em Portugal

Jornal do Brasil
Data de Publicação: 19/01/1981
Autor: Juarez Bahia
A TELENOVELA BRASILEIRA MUDA DE HORÁRIO
LISBOA - Água Viva, a nova telenovela brasileira do canal 1 - o de maior audiência - da Radio-televisão Portuguesa e que substitui Dona Xepa, com um elenco encabeçado por Lucélia Santos, Betty Faria e Reginaldo Farias, ainda não se impôs à admiração dos telespectadores, pois acaba de estrear, mas já se tornou o assunto mais discutido no país, por causa do horário.

A direção de programas da Radio-televisão Portuguesa resolveu antecipar a telenovela das 20h30m para as 19h45m. Isso foi o suficiente para desencadear um profundo mal-estar nos telespectadores e dilúvios de protestos encaminhados ao Governo, ao Parlamento e naturalmente ao canal 1. Milhares de cartas e telefonemas, declarações "os jornais e no rádio reclamam o horário antigo.

O horário de apresentação das telenovelas brasileiras em Portugal - os canais 1 e 2 têm sempre uma em exibição e, agora mesmo, enquanto Água Viva passa no 1, Malu Mulher passa no 2 - é uma velha questão que apaixona os diretores da Radio-televisão Portuguesa, os telespectadores e parcelas especiais dos espetáculos públicos como o cinema, o teatro e os shows.

Há quatro anos que a Radio-televisão Portuguesa apresenta as telenovelas brasileiras, consideradas aqui as mais perfeitas do mundo. E sempre no horário das 20h30m, apesar da oposição dos exibidores cinematográficos e do pessoal de teatro e shows, que têm como ajuda o apoio dos sindicatos do comércio varejista e de bares e restaurantes.

Foi para atender a esse clamor, que acusava telenovela de retirar público desses locais, que Radio-televisão Portuguesa criou o novo horário das 19h45m, sem contar que nesse momento população urbana ainda está-se deslocando de seus serviços para casa. Daí a grande quantidade de reclamações encaminhadas por populares e donas-de-casa à direção de programas do canal 1.

O canal 1 está diante de um impasse. Como Portugal enfrenta os rigores de uma seca que transforma 1981 no pior ano agrícola de sua história, e há racionamento de eletricidade, as transmissões normais da Radio-televisão Portuguesa só vão até às 23h. Em nome dessa realidade é que também foi alterado o horário da telenovela. Ma os portugueses não querem saber disso e pedem que outros programas sejam alterados, mas não telenovela.

Um debate na própria televisão, com a presença da Secretaria de Estado para a Família, de representantes do cinema e do teatro e de diretores do canal 1, aconselhou a direção de programa a reestudar o horário e tentar atender o clamo popular que deseja voltar às 20h30m. Segundo o canal 1, a grande dificuldade reside em ajustar telenovela ao telejornal e ao resto da programação do horário nobre, dentro dos limites da portaria governamental que impõe as transmissões até à 23h.

No comments:

Post a Comment

Followers