Saturday, December 20, 2014

1974 - Chacrinha na Record

Amiga TV
Data de Publicação: 2/10/1974
Autor: Oswaldo Mendes
CHACRINHA BUZINA OUTRA VEZ NA TV
O velho guerreiro volta para comandar um show de alegria

Chacrinha volta a balançar a pança e dar as ordens no terreiro: ele assinou um contrato inicial por seis meses - prorrogável por igual tempo - com a TV Record de São Paulo, onde estréia no próximo dia 28, com um programa de três horas de duração, das 22 horas à uma da manhã. "Na Record há um papo legal, porque ali existe muita euforia de trabalho e o ambiente é o melhor possível. Por outro lado, a Record está preocupada apenas em conseguir uma boa audiência que lhe permita viver. Ela não está pensando em concorrer com ninguém e nem ser a primeira. Esse é o caminho certo, aliás, da televisão brasileira, porque foi isso que fez o rádio ampliar-se, quando cada emissora escolheu seu próprio estilo de programação sem se preocupar com o que as outras estavam fazendo".

Para Chacrinha, o seu horário na Record "é ótimo, porque permito fazer um programa mais descontraído e sem a preocupação de concorrência, o que aconteceria se ele entrasse às 21 horas". A Buzina do Chacrinha, nesta sua nova fase em São Paulo, volta a ser um programa exclusivamente de calouros, "dando chance a todos que quiserem concorrer". Serão incluídas ainda três rodas de samba "no esquema das que são feitas pelo Teatro Opinião". "Vou fazer um programa modesto, porque a verba é pequena, mas, além dos calouros, vou dar vez ao samba, porque a televisão e o rádio têm vergonha de mostrar que o Brasil é do samba e preferem mostrar a música colocada em 8º lugar na Grécia. Por isso, vai dar muito samba na Buzina, principalmente o chamado samba de escola, com partideiros o pagodeiros. Se a gente não defender o samba agora, ele vai acabar da mesma forma com que o trevo acabou na minha terra, lá em Pernambuco". Inicialmente, a Buzina do Chacrinha será apresentada apenas para São Paulo, havendo ainda a possibilidade, "que está sendo estudada pelo Paulinho Machado de Carvalho", de levar o vídeo-teipe para todas as emissoras integrantes da Rede de Emissoras Independentes - REI - no Brasil inteiro. Chacrinha gravará a sua Buzina todas as sextas-feiras, nos estúdios da TV Record em São Paulo, mas sem cortes e interrupções, "para não tirar o clima do programa".

NA RECORD, A ESPERANÇA DA OPÇÃO

Para a TV Record, a contratação de Chacrinha é o ponto de partida para a nova investida, por ora a título experimental, na linha de shows. O diretor da emissora, Paulinho Machado de Carvalho, explica: "O próprio horário escolhido par a Buzina do Chacrinha é de opção. Saímos da faixa costumeira do horário de shows e lançaremos o programa às 22 horas. Portanto, dentro da linha de opção de nossa programação, oferecermos também ao Chacrinha um horário onde não se tem a concorrência de outras emissoras. Pode-se fazer restrições ao Chacrinha, mas nós acreditamos nele como comunicador. Na Record, ele terá liberdade de produção. Só queremos que a Buzina tenha uma fisionomia mais paulista e as próprias chacretes serão de São Paulo".

Fora isso, o Velho Guerreiro, que diz já haver enfrentado "todos os picadeiros, do público de circo a platéias de universitários", está conquistando agora a alta sociedade de São Paulo, apresentando no Café-Concerto do Ibirapuera o mesmo show que fez na Sucata (GB).

No comments:

Post a Comment

Followers