Saturday, December 20, 2014

1972 - Globo tenta impedir Chacrinha na Tupi

Jornal do Brasil
Data de Publicação: 13/12/1972

TV GLOBO TENTA NA JUSTIÇA IMPEDIR QUE CHACRINHA ESTRÉIE 'DISCOTECA' NA TUPI

E grande a expectativa em torno da estréia, da Discoteca do Chacrinha hoje, às 21 horas, na TV Tupi. A TV Globo, com uma ação judicial, tenta impedir que o programa vá ao ar, mas os advogados do animador, Srs. Célio Lopes de Sousa e Reinaldo Santos, garantem que "não há impedimento legal, uma vez que a rescisão contratual foi imposta pela Globo".

O diretor-geral da Rede Tupi, Sr. José Arrabal, declarou-se ontem tranqüilo quanto à estréia do programa: "O Chacrinha só assinou contrato com a Tupi no fim da semana passada, após a notificação judicial enviada por seus advogados à Globo.

ADVERTÊNCIA

Segundo informação do Departamento Jurídico da Rede Globo, o Diário Oficial e outros jornais devem publicar hoje edital público "de advertência a terceiros", primeiro passo para processar a TV Tupi por aliciamento, se o programa for ao ar.

- Um processo contra a Tupi por aliciamento não se justificaria - afirma o Sr. José Arrabal - uma vez que não influenciamos o rompimento do contrato. Aqui na Tupi, inclusive, ele vai ganhar o mesmo que na Globo.

O diretor-geral da Rede Tupi desmentiu também que as Casas da Banha, patrocinadoras há muitos anos do programa do Chacrinha, tenham desistido de acompanhar o seu animador à Tupi.

Nosso Departamento Comercial está discutindo com as Casas da Banha problemas de custo, mas, em princípio, a organização está interessada em continuar patrocinando a Discoteca. De qualquer maneira, um programa com a audiência do Chacrinha não apresenta qualquer problema quanto ao patrocinador. Temos várias opções, caso não cheguemos a um acordo, como esperamos, com as Casas da Banha. Quanto à Buzina do Chacrinha, já está decidido: terá o patrocínio de A Girafa.

GURUS E GARIS

- Alô, alô, Dona Inês, eu agora estou na seis.

Com este refrão Chacrinha pretende iniciar hoje seu programa. Ontem, às 23 horas, começou a ser montado o cenário tropicalista - abacaxis, bananas e outras frutas - onde, vestido de hindu - "em homenagem aos garis e gurus" - Chacrinha vai iniciar "nova etapa" em sua movimentada carreira.

Das 16 até altas horas ele esteve reunido com sua equipe, na Rua Almirante Gomes Pereira, 62, Urca, dando os últimos retoques ao programa de estréia. O comentário era sobre os índices do Ibope, que no último domingo apontaram a queda de audiência da TV Globo para 17%, enquanto a Tupi subiu para 42%. As 21h45m de domingo o índice de audiência alcançava 52% para a Tupi e 11% para a Globo. .

INTERDIÇÃO

Embora alegre, com o Ibope, ontem Chacrinha não escondia sua tristeza. De camisa amarela e chapéu de cowboy. ele discutia com seus advogados a iniciativa da TV Globo de haver pedido à Censura Federal a interdição do programa de estréia. Os advogados, entretanto, o animavam:

- O assunto foge da alçada da Censura. Por isto não se justifica qualquer impedimento que não venha da Justiça Civil.

Exibindo os autos do processo movido por Chacrinha contra a TV Globo, na 22ª Vara Civil, o advogado Reinaldo Santos argumenta

- Temos aqui, anexados, todos os boletins internos da TV Globo que comunicavam as mudanças de horários impostos aos seus programas. O Chacrinha nunca foi consultado previamente sobre estas mudanças e só reagiu quando o horário de seu programa foi alterado pela quinta vez, e cortado.

CENSURA

Uma funcionária, que não se identificou, informou ontem que a Censura Federal não tem competência para exigir o cumprimento de contratos e que desconhecia a exigência do atestado liberatório para Chacrinha firmar contrato com a TV Tupi.

NOTA OFICIAL OMITE NOME E CITA AS SUAS RAZOES

É a seguinte, na integra, a nota distribuída ontem pela Rede Globo de Televisão:

"A Rede Globo de Televisão tem-se abstido de comentar a atitude de um animador que, tendo contratos firmados até 31 de dezembro de 1973, deixou de cumprir seus deveres contratuais, sob pueris alegações, não confirmadas pela verdade dos fatos e por documentos em poder desta emissora.

Logo que teve conhecimento de que esse artista teria assinado contrato com outra emissora, a Rede Globo de Televisão tomou as seguintes iniciativas:

1) comunicar o ocorrido por escrito à Censura Federal, solicitando o acatamento de contratos em plena vigência, 96 podendo o artista, em face da lei, apresentar-se em outra emissora, com exibição do atestado liberatório da Rede Globo de Televisão;

2) notificar o artista de sua responsabilidade pelo integral cumprimento dos contratos vigentes, acentuando que nenhuma de suas alegações era procedente, e ainda que o fosse, em face dos contratos, não teria o caráter rescisório;

3) notificar a empresa que, segundo se divulgou, teria assinado ilegalmente o contrato, deque a Rede Globo de Televisão entende vigentes, até o seu término, os contratos que celebrou com aquele apresentador, e que exigirá o seu integral cumprimento na forma da lei; quaisquer prejuízos que resultem no não cumprimento das obrigações contratuais, serão objeto de reparação por perdas e danos.

É notório o papel representado pela Rede Globo na moralização da televisão brasileira. Compenetrada de sua missão de empresa que executa serviço de utilidade pública, a Rede Globo vem encarando com a maior seriedade a sua atuação, não só perante o grande público, proporcionando-lhe espetáculos de gabarito, como perante as autoridades governamentais, com elas colaborando nos seus propósitos de elevação do nível cultural da nossa televisão, e ainda perante todos os seus auxiliares, dispensando-lhes um trato respeitoso e amigo, um ambiente tranqüilo de trabalho, a Segurança do recebimento em dia de seus salários, assistência médica e social, mas exigindo-lhes, em contrapartida, o estrito cumprimento do dever, o acatamento aos contratos firmados ou acordos estabelecidos e absoluta disciplina, sem a qual nada se pode realizar ou construir.

Acreditava a Rede Globo que fatos como esse que ora se verifica, não mais se reproduzissem. Esses episódios eram possíveis numa era em que a televisão - sem menosprezo aos pioneiros que tantos esforços dispensaram no lançamento do grande meio, de comunicação que então se inaugurava - era encarada como uma mera aventura, permitia o desvio da receita das empresas em benefício de interesses particulares e outros empreendimentos alheios à radiodifusão, ainda que isso acarretasse privação nos lares e o não cumprimento do sagrado dever de recolher aos cofres da Previdência Social as quotas, da empresa e as dos seus empregados.

Está duplamente tranqüila a Rede Globo de Televisão por ter uma estrutura sólida e altamente técnica e organizada, de forma a sempre proporcionar, em quaisquer circunstancias, cada vez melhores e mais atraentes espetáculos, sempre com o pensamento de elevar o nível cultural das massas, e por ter plena confiança nas autoridades e nas normas moralizadoras que de tempos a esta parte regem o país.

A Rede Globo de Televisão, em sua atitude de exigir a manutenção dos contratos com ela assinados, visa a principalmente atender seu compromisso de integral respeito à instituição da televisão, conforme determina o Código de Ética da Radiodifusão, solenemente firmado por todas as emissoras.

No comments:

Post a Comment

Followers