Tuesday, September 9, 2014

1991 - A Trilha Sonora de O Dono do Mundo

O Globo
Data de Publicação: 6/5/1991
Autora: Lívia de Almeida
NA TRILHA DOS 'COBRAS' DA MPB
Músicos de primeira na novela das oito

Sofisticação sem concessões: a trilha sonora de "O dono do mundo", próxima atração da TV Globo para as 20h30m, é quase uma antologia da MPB produzida nos timos tempos. Pela primeira vez estarão reunidos em um disco de músicas de novela nomes como Tom Jobim, João Gilberto, Roberto Carlos (que pela primeira vez cede faixa de seu LP), João Bosco e Marisa Monte.

- E uma trilha mais sofisticada, bem de acordo com a história e os personagens desta novela de Gilberto Braga. O autor, aliás, se interessa muito pela escolha dos temas e tem acompanhado cada detalhe - diz o Diretor Musical da Globo Mariozinho Rocha.

O escritor escolheu pessoalmente algumas faixas. Foi ele, por exemplo, quem procurou Tom Jobim, interessado na inclusão de uma música inédita na trilha sonora. O foxtrote "Querida", que fez parte do repertório do último show do compositor, no Imperator, acabou conquistando muitos fãs na emissora, como o Vice-Presidente de Operações José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o Boni. Foi ele quem sugeriu sua utilização na abertura da novela.

Gilberto Braga participou também das negociações para incluir "Una mujer", cantada por João Gilberto.

- Ele se apaixonou pela música. Sei que está até escrevendo algumas cenas pensando nela. A canção deverá estar associada ao principal personagem masculino, o cirurgião plástico Felipe, interpretado por Antônio Fagundes - revela Mariozinho. O autor conseguiu até permissão de Lucinha Araújo, mãe de Cazuza, para utilizar uma letra inédita na trilha sonora de "O dono do mundo". Caetano Veloso foi convidado para gravar a versão que entrará na novela.

Entre outras composições inéditas, foram selecionados um bolero de João Bosco, "Os sábios costumam mentir", e uma versão de Gal Costa para "Solidão", de Tom Jobim. Essa música deverá ser o tema de uma das principais personagens femininas. Sua inclusão depende apenas da recuperação da cantora, que sofreu uma faringite e está, no momento, impossibilitada de gravar.

- Mas posso garantir que vamos esperar pela Gal até o último momento - afirma. O núcleo pobre de personagens da novela, moradores do bairro de Madureira, ganhou como tema "O rap da rapa", gravado por Ademir Lopes, que mistura as guitarras de Eric Clapton e do conjunto Dire Straits. O "surfista ferroviário" Beija-Flor (Angelo Antônio) ganhou como tema uma versão blues, com guitarras, de "Codinome Beija-flor", sucesso de Cazuza agora interpretado por Luís Melodia. A balada "Super-heróis", do último LP de Roberto Carlos, também entra no disco. E a primeira vez que o "Rei" autoriza a inclusão de uma faixa de seu LP como tema musical de uma novela. Alguns sucessos seus, como "Outra vez" e "E imoral, ilegal ou engorda", entraram em trilhas com outras vozes. Fecham o disco "Eu sei", com Marisa Monte, um funk de Edmond, e uma canção inédita de Orlando Moraes, autor de "Divinamente nua a lua".

No comments:

Post a Comment

Followers