Tuesday, September 9, 2014

1991 - Os irmãos Mendonça em O Dono do Mundo

O Globo
Data de Publicação: 15/5/1991
Autor/Repórter: Paulo Gramado
ESTÚDIO DOCE ESTÚDIO
Novela reúne irmãos Mendonça no 'set'

O set de gravações da novela "O dono do mundo", próxima atração da TV Globo para o horário das 20h30m, reúne o talento de dois irmãos. Por trás das câmaras, Mauro Mendonça Filho trabalha como terceiro diretor. Do outro lado, Rodrigo Mendonça faz sua estréia oficial como ator de televisão. Filhos de Mauro Mendonça e Rosamaria Murtinho, eles afirmam que estão achando ótimo trabalhar juntos. Rodrigo diz que o entrosamento é perfeito e compara o dia-a-dia dos dois no estúdio a uma partida de futebol:

- É como uma tabelinha perfeita entre dois jogadores. Ele me passa a bola e eu completo o lance. O melhor é que parece estarmos em casa.

Apesar das constantes brincadeiras entre eles, ambos ressaltam que a questão profissional está acima de tudo. Na hora da gravação, a seriedade é que entra em cena, e

Mauro e Rodrigo cumprem suas funções com o máximo de dedicação.

- A direção é o trabalho de um amigo com os atores. Com um irmão ator então, é ótimo. A afinidade facilita a comunicação. Sou muito amigo do Rodrigo. Por isso, fica mais fácil lidar com ele como ator e, conseqüentemente, o trabalho funciona melhor - observa Mauro, que começou como assistente de direção na novela -"Vale tudo".

Em "O dono do mundo", Rodrigo interpreta Germano, um amigo de Guilherme, o Beija-Flor - vivido pelo ator Ângelo Antônio. Segundo Rodrigo, seu personagem ganhará mais desenvoltura a partir do quinto capítulo. Ele ainda não sabe se Germano vai ter uma trajetória marcante na trama, mas torce para que isto aconteça.

- Se depender de mim, estou preparado para tudo. Sinto-me em condições de desempenhar qualquer situação na novela - garante.

Rodrigo iniciou sua carreira de ator aos 10 anos, em comerciais para a televisão. Em 1983, aos 20 anos, cursou teatro no Tablado e participou da montagem da peça "O embarque de Noé". Depois, integrou os elencos de "Ubu Rei", dirigido por Luiz Antônio Martinez, e "Idéias e repetições", de Bia Lessa.

Sempre buscando se aperfeiçoar, fez o curso de teatro da Casa de Artes Laranjeiras (CAL) em 1986. Avisado pelo irmão Mauro dos testes para "O dono do mundo", em fevereiro, Rodrigo foi logo se inscrever. O diretor Dênis Carvalho e o autor Gilberto Braga gostaram de seu trabalho e ele foi aprovado.

- Foi o Maurinho quem me deu a notícia de que eu tinha passado. Ele tem muita experiência em TV e me dá ótimas dicas - finaliza Rodrigo.

No comments:

Post a Comment

Followers