Tuesday, September 9, 2014

1991 - José Simão sobre O Dono do Mundo

Folha de S. Paulo
Data de Publicação: 22/5/1991
Autor: José Simão
GLAMOUR BRAGA APRESENTA ÓPERA PODRE E CHIQUE

Pelo amor de Deus macacada, não confunda marrom glacê com doce de batata. Que o Gilberto Braga tá no ar! Quem comer fondue com colher de pau a televisão é confiscada e só devolvida em setembro. Em doze vezes! Em novela de Gilberto Braga, fino come farinha e cospe farofa. Ao mesmo tempo! Tá no ar a calúnia do Macaco Simão!

Milagre! Milagre! Três vezes milagre! Solta o rojão que o dr. Marinho soltou a bufunfa, liberou a grana! A Globo aboliu a iluminação chapadão-padaria! Para obter uma iluminação cinematográfica, o Denis Carvalho usa técnica de fumaça atrás do cenário. O Gerald Thomas usa fumaça na frente e o Denis usa fumaça atrás! É a inversão do teatro pra TV!

E a Janette Fechou o Eclair e passou a receita de glacê pro GG de Jacarepaguá! Os podres e chiques estão de volta. Olha a Fernanda Montenegro brilhando mais que peixe elétrico! Olha a Glória Pires de Prata usando modelão de Conrado Segretto! Gente, quantas vezes a gente vai ter que gritar "chiquérrimo"? É novela ou é gincana de chiquérrimos? Quem gritar mais "chiquérrimo'' ganha aquele vestidinho maria mijona que a Malu Mader tava usando na creche!

Resumo da ópera: o Poderoso com Ph Antônio Fagundes quer transar com a noiva Malu Mader. Antes do próprio noivo! Só que o noivo tá com cara de quem tá dando graças a Deus! Virgem e pobre é aquela que vê TV em preto e branco e dorme. Não tem uma alegria na vida!

E passa lua-de-mel em Poços de Caldas, vulgo cemitério de virgens! Menos em novela do GG. Que virgem e pobre passa lua-de-melo Canadá! E virgem e média? Vai pra Bariloche no pacote da Breda com direito a muamba na Ponte da Amizade. E é barrada na porta da novela do GG! E virgem e rica? Rica não é
virgem, é canonizada! De tanto que dá pros pobres! Rarará! Do mundo nada se leva!

Recado na minha secretina eletrônica: ''Simão, personagem do Gilberto Braga é como o primeiro sutiã, a gente nunca esquece". E não esquece mesmo. Quem não se lembra de Júlia Mattos em ''Dancing Days''? E dona Chica Newman? E a malvada do topete amarelo dona Odete Roitman?!

Gilberto Glamour Braga é o criador de tipos e tipas ínesquecíveis. Gilberto, manda brasa no molho e na sacanagem. Que o Brasil aplaude. Quem fica parado é poste!

No comments:

Post a Comment

Followers