Tuesday, September 9, 2014

1991 - Fernanda Montenegro em O Dono do Mundo

O Globo
Data de Publicação: 18/2/1991

O DONO DAS CENAS
O novo diretor enfrenta um raro desafio

Mauro Mendonça Filho vai enfrentar um raro desafio, em seu primeiro trabalho como diretor de uma novela. No elenco de "O dono do Mundo", de Gilberto Braga, próxima atração do horário das 20h, já está garantida a presença de ninguém menos do que a primeira dama do teatro brasileiro, Fernanda Montenegro. Além dela, também estão confirmados os nomes de outros monstros sagrados dos palcos e das telas, como Cleide Yacconis e Odete Lara.

Mas o jovem diretor, que vai trabalhar com Ricardo Waddington e Denis Carvalho (responsável pela direção-geral), não se preocupa:

- Como os vinhos, quanto mais velhos melhores são os atores, e quanto melhores, mais fácil e envolvente é o trabalho de um diretor. E uma grande honra e um imenso prazer poder contar com atrizes como Fernanda Montenegro - afirma.

Na prática, não se trata realmente da estréia da Mauro Mendonça Filho na direção de novelas. Em "Vale tudo", apesar de estar com o cargo de assistente, Mauro acabou dividindo a direção das cenas com os titulares, Carvalho e Waddington. Desse trabalho, ele guarda boas recordações.

Para ele, o trabalho de direção envolve fundamentalmente muita preparação antes da gravação de cada cena. Mauro Mendonça Filho lembra que, em programas semanais e minisséries, é possível contar com mais tempo. Em novela

é preciso gravar seis capítulos por semana.

- O diretor tem de se desdobrar, abrir mão de uma série de coisas. Dá para ser criativo em televisão. Mas para isso, a pessoa tem de dar o máximo de si - afirma, acrescentando que é isso que espera fazer nos próximos meses.

Desde os 15 anos, Mauro, filho dos atores Mauro Mendonça e Rosamaria Murtinho, sente que a sua verdadeira vocação é a direção. Desde então, começou a se preparar para assumir a função, estudando cinema e fazendo curso de ator. Além de trabalhar como assistente de diretor e em trabalhos de edição na TV Globo, ele se dedicou também à direção de clips musicais. Participou do programa "Mulher 90", exibido no fim do ano passado, dirigindo Itamara Koorax em "Se eu quiser falar com Deus".

No comments:

Post a Comment

Followers