Tuesday, September 9, 2014

1991 - Casa Cenográfica de O Dono do Mundo

O Globo
Data de Publicação: 24/5/1991
Autor/Repórter: Lívia de Almeida
A OUSADIA DE IR ALÉM DA FACHADA
Projeto pioneiro cria casa cenográfica

Construída em Jacarepaguá para abrigar os personagens Lucas (Hugo Carvana) e Esther (Odete Lara) em "O dono do mundo", uma simpática casa em uma chácara serve como cenário, por dentro e por fora. Segundo o arquiteto Keller Veiga, autor do projeto, é a primeira vez que se constrói, para a TV brasileira, uma casa inteiramente cenográfica Em circunstâncias normais, apenas a fachada seria erguida ou, no máximo, uma fachada real utilizada, com as cenas de interior gravadas em estúdios. Desta vez, porém, as particularidades dos personagens de Gilberto Braga dificultaram a escolha de uma locação que reunisse as condições ideais.

- O Lucas é marceneiro e tem, nos fundos da casa, uma oficina completa, Sua irmã Esther, uma paisagista, vende as plantas que cultiva em um horto, no quintal. Seria difícil encontrar uma casa com essas características - conta Veiga.

A casa foi projetada em dois pavimentos, com uma área total de 300 metros quadrados e um custo aproximado de US$ 75 mil (cerca de Cr$ 25 milhões). A tecnologia usada para a montagem das cidades cenográficas foi usada na obra. Ao invés de tijolo e argamassa, as paredes - mais finas do que as habituais - foram feitas com painéis de compensado. No telhado, foram adaptados dois grids de luz, que iluminam o primeiro piso através de duas aberturas no teto.

- A casa satisfaz a filosofia do diretor Dênis Carvalho de usar o mínimo possível de iluminação artificial - explica o arquiteto.

Nos fundos, foi montada uma marcenaria, com serras e outros equipamentos. A esquerda da oficina, pode ser visto o acesso para o horto de Esther (Odete Lara).

Além de usar muita madeira na construção, Keller valorizou esse material nas mobílias, criando uma relação com o seu proprietário, um simpático apreciador de música clássica, que escolheu a marcenaria por puro hobby. A decoração, que seguiu a linha country, se adaptou ao perfil dos personagens: pessoas que vivem com conforto, mesmo optando por uma vida despojada de luxo, sem grandes preocupações de consumo.

No primeiro piso, a sala de estar está integrada a uma rústica sala de jantar e à cozinha. Sobre uma mesa baixa no centro da sala de estar podem ser vistos livros de arte e decoração. Obedecendo às indicações de Gilberto Braga, um grande televisor ocupa lugar de destaque. Será ali que Lucas (Hugo Carvana) passará horas assistindo aos vídeos com suas óperas favoritas. Como Esther é uma paisagista, Keller Veiga enfeitou toda a casa com muitas plantas ornamentais.

No andar de cima estão os dois quartos, o banheiro e a varanda. No quarto de Lucas, o toque masculino fica por conta das miniaturas de embarcações colecionadas pelo personagem. A pedido do autor, o quarto de Esther tem duas camas de solteiro, pois a personagem deverá, no futuro, receber uma hóspede. O banheiro é dominado por uma grande banheira circular que, segundo o arquiteto, está em condições de uso.

Keller Veiga, que há oito anos se dedica à TV, já tem uma nova missão pela frente: criar uma cidade no estilo mediterrâneo, para servir de cenário para "Vamp", próxima novela das sete da Globo.

No comments:

Post a Comment

Followers