Monday, June 23, 2014

O Rebu, Novela de Vanguarda

 Amiga TV
Data de Publicação: 18/12/1974
Autora: Luzia Elisa de Sales
BRÁULIO: PLANOS PARA RENOVAR

Autor de Beto Rockfeller, O Cafona e vários Casos Especiais, Bráulio Pedroso é considerado um grande inovador de textos para televisão. Agora, com O Rebu, ele aparece novamente reformulando, mostrando "a realidade do ser humano em três planos": o real, o subjetivo e o flashback. O real mostra o desenrolar das diligências do delegado (Édson França) para descobrir o criminoso. O subjetivo despe os personagens, mostrando-os como são na realidade. E o flashback focaliza fatos ocorridos e que são de grande importância na elucidação do crime. Para Bráulio, "não existe um fato estanque na novela. A realidade se funde no passado, no presente e no futuro. Toda pessoa sofre Influência do seu passado, do seu psiquismo e do que Isto representa para seu futuro. Daí eu ter usado este recurso, que é novo em se tratando de novela".

Bráulio fala de todos os seus personagens com igual entusiasmo, porque se acostumou a viver com eles. "Não posso destacar um isoladamente. Bons ou maus, eu os criei e sendo assim gosto de todos indistintamente."

Desde o início da novela todos perguntam a Bráulio: Quem morreu? Quem matou? Ele dá uma dica: "Não é difícil descobrir o assassino. Quem está atento ao desenrolar da novela, Já começou a deduzir, por eliminação, os que têm interesses em Jogo. Um deles é o assassino. A vítima não vai demorar a ser apontada."

No comments:

Post a Comment

Followers