Saturday, March 15, 2014

1970 - Topo Gigio e Agildo Ribeiro

Jornal do Brasil
Data de Publicação: 5/2/1970
Autor: Valério Andrade
MISTER TOPO GIGIO
Depois de ter inspirado compositores, virado tema musical, Topo Gigio vai servir de tema carnavalesco.

Wilza Carla, com seus cento e tantos quilos, já anunciou, com seu habitual estardalhaço, que será a ''noivinha de Topo Gigio" neste carnaval. Por sorte, o ratinho acha-se ausente do Rio, desfrutando merecidas férias italianas, após vitoriosa e fulminante carreira no vídeo carioca.

A estréia do ratinho é forte e deverá sobreviver ao peso do compromisso imposto pela aliança dos quatro dias com Wilza Carla.

Quanto ao sucesso de Topo Gigio na TV, esse não só é normal como também, se levarmos em conta os seus antecessores no cinema, perfeitamente compreensível e lógico.

O império de Walt Disney começou justamente com um membro ilustre da família de Topo Gigio: o célebre camundongo Mickey. Tempos depois, explorando rivalidade milenar, os estúdios do Leão conquistaram crianças e adultos com a dupla Tom & Jerry.

Diante desses antecedentes, só por acaso Topo Gigio deixaria de trilhar o caminho da glória, até porque, como se sabe, ele foi idealizado dentro dos moldes de seu meio de comunicação. Na tela grande, conforme se viu no cinema, ele perde grande parte do seu encanto, ao evidenciar limitações que passam despercebidas no vídeo.

Apesar da ausência temporária de Topo Gigio, que estará de volta ao Rio a partir de março, o programa Mister Show continua sendo apresentado com Agildo Ribeiro. Vez por outra, Agildo apela para o inseparável companheirinho que, em video-tape ressurge em cena, para manter viva a sua imagem junto à garotada.

Independente da presença de Topo Gigio, responsável pela súbita consagração de Agildo Ribeiro junto ao público infantil, Mister Show é um programa tecnicamente bem feito, musicalmente atraente, capaz de agradar aos adultos.

Os números musicais geralmente são bons, refletindo um dinamismo coreográfico - produto de cuidadosos ensaios - raro em nossa TV, onde a improvisação já é um novo dado em sua linguagem. Mesmo quando o número repousa num cantor, como aconteceu com Romuald, a câmara não abre mão de sua natural mobilidade, enquanto os bailarinos dão vivacidade ao quadro. Às vezes, o número é executado fora do estúdio, aproveitando cenários autênticos, recurso explorado pelo cinema e raramente aproveitado pela televisão.

Simpático e eficiente, Agildo Ribeiro, sempre de olho nas crianças - veja-se a forma como conduz a parte dedicada aos calouros-mirins - acha-se enquadrado no espirito e no tom de Mister Show. É, de fato, o partner ideal para Topo Gigio.

No comments:

Post a Comment

Followers