Tuesday, November 5, 2013

1980 - Água Viva no Ar

Jornal do Brasil
 3/2/1980

UM QUARENTÃO MENOS COMPLICADO ENTRA NO LUGAR DE PALOMA 
 
A partir de amanhã, no horário dás oito da noite, na TV Globo, as insossas e repetitivas contradições de Paloma, que acabaram custando o emprego de Lauro César Muniz, cedem lugar à luta pela ascensão social e econômica do quarentão Nélson, novo personagem de Gilberto Braga. Em outras palavras, no lugar de Os Gigantes, novela de IBOPE considerado catastrófico pela emissora, entra Água Viva, na qual todos depositam esperanças de um sucesso como o de Dancin'Days, do mesmo Gilberto Braga.

Se depender dos Ingredientes que fizeram de seu trabalho anterior um recordista de audiência - romances, emoções infantis, pobres querendo se tomar ricos, mocinhos e vilões, o dinheiro como valor fundamental, tudo isso ambientado na Zona Sul - Gilberto Braga pode garantir que Água Viva não dará à TV Globo os dissabores de Os Gigantes. Contudo, se depender de imaginação, as coisas podem complicar-se: ao contrário de Lauro César Muniz, Gilberto Braga não é um autor preocupado com inovações de forma e conteúdo, preferindo repetir-se a ousar.

A história básica de Ana Viva parece confirmar isso: Nélson (Reginaldo Faria) é o quarentão que perde tudo, num golpe de azar, e tem de recomeçar do zero. Grande parte da novela é passada em ambientes grã-finos: iates, festas, mansões e a indefectível discoteca, no caso a Hipopotamus. E há também, o lado pobre, em tomo da adoção de urna menina órfã. Mas, como o próprio Gilberto Braga deixa claro, esse lado pobre é só um ponto de partida. São de ricos e bem-nascidos - e de pobres que se tomarão ricos - que trata a novela.

No elenco, além de Reginaldo, estão Betty Faria, Lucélia Santos, a menina Isabela Garcia, Mauro Mendonça, Tônia Carrero, Raul Cortez, Cláudio Calvalcanti, Glória Pires, Fábio Júnior, Arlete Sales, José Lewgoy, Kadu Moliterno, Natália do Valle, Jorge Fernando, Carlos Eduardo Dolabella, Milton Moraes, Tamara Taxman, Ivan Cândido, Ilva Nino, Clementino Kelé, Jacqueline Lawrence, Aracy Cardoso, Maria Helena Dias, Dary Reis, Edson Silva, João Cláudio Melo, Ticiana Studart, Giovani Magdalena, Zdenec Hampl, Marcia Veloso e Fernando Eiras. A direção é de Roberto Talma e Paulo Ubiratan.

No comments:

Post a Comment

Followers