Thursday, June 6, 2013

1992 - Gugu tomando espaço de Silvio Santos

O Globo
Data de Publicação: 18/10/1992
Autora: Simone Magalhães
SUBSTITUIÇÃO LENTA E GRADUAL SE ACELERA
Gugu Liberato ganha mais tempo aos domingos

O sucessor de Sílvio Santos está ganhando terreno: tem mais Gugu Liberato nas tardes de domingo, no SBT. Estréia hoje, às 14h30m, o "Programa de vídeos", dedicado aos jovens. Com isso, o apresentador passa a atingir todas as faixas etárias. O "Sabadão sertanejo" é preferido por adultos e idosos. "Passa ou repassa" e "Nações unidas" se dirigem ao público infantil. Só faltava, mesmo, entreter os adolescentes:

- Fizemos uma pesquisa e verificamos que os jovens estão disponíveis no domingo, à tarde. Como o "Nações unidas" termina no dia 3 de janeiro, com entrega de prêmios, preferimos tirar do ar o "TV animal".

Com o contrato renovado até 1998, Gugu garante que tão cedo não será o dono do domingo no SBT. "A idéia é de que isso aconteça a médio ou longo prazo", observa. Ele assegura que Sílvio Santos não pensa em deixar a TV, mesmo que se candidate a um cargo político:

- Acho que ele não devia se envolver com política: vai arranjar sarna para se coçar. O Sílvio está superbem como empresário e apresentador. Mas tem uma coisa que admiro: ele já disse que, se eleito, vai tirar o dia de folga para gravar o programa.

Assim, não haverá um "Programa Sílvio Santos" dentro de um "Programa Gugu Liberato" como pode-se supor. "Os dois coexistirão. O Sílvio é que nem o Chacrinha: vai morrer no palco".

Como assinou com. o SBT para atuar por seis horas semanais, Gugu lembra que, descontado o tempo dos comerciais, ainda tem duas horas de débito com a emissora. "Eles poderão usar esse tempo tanto no fim-de-semana quanto de segunda a sexta".

Embora acredite que o boom sertanejo não seja um modismo, o apresentador cogita a volta do "Viva a noite" caso a música interiorana perca prestígio. Ele observa que seu "Sabadão sertanejo" foi precursor, em julho de 1991, dos programas do gênero e atiça a polêmica lançada por Lulu Santos.

A música sertaneja é de qualidade, sim. Cansei de convidar o Lulu para o 'Viva a noite' e ele sempre esnobou. Reclamando agora da mídia, me atingiu, de certa forma. Acho que o Lulu está passando por alguma crise pessoal.

Aos 33 anos, Gugu Liberato conta que tudo acontece naturalmente em sua vida. Formado em jornalismo, ele chegou aos estúdios de TV meio por acaso e afirma que, até hoje, só recebeu conselhos do padrinho Sílvio Santos. "Ele nunca impôs nada. Tenho uma posição de total independência", afirma.

Além da empatia com o público, o apresentador tem um acentuado tino comercial. Tanto que vem fazendo fortuna com a exportação de suco de banana para a Europa:

- Mandamos a pasta da fruta para a Grécia, onde é processado o suco. Desde o final de 1989, já produzimos cinco milhões de litros, vendidos para Portugal, Suíça, Bélgica e França.

O empresário Augusto Liberato afirma que está confiante no Governo Itamar, só teme que ele não possa fazer muito em tão pouco tempo:

- O Brasil é uma grande mansão bagunçada. O que o Presidente Itamar precisa é de bons faxineiros.

No comments:

Post a Comment

Followers