Tuesday, June 4, 2013

1983 - Estreia da Manchete

Jornal do Brasil
Data de Publicação: 9/1/1983
EM MARÇO, VEM AÍ MAIS UMA GRANDE ATRAÇÃO: TV MANCHETE
A gente não tem pressa: o Adolfo Bloch quer fazer tudo direito, como manda o figurino. Sem dúvida vai ser a TV mais moderna do mundo porque, além dos equipamentos ultrasofisticados, vai ser a primeira rede que já começa com tudo pronto afirmou o diretor-geral da TV Manchete, Rubens Furtado.

Com inauguração marcada para a primeira semana de março - as estações de São Paulo e Rio, pois Belo Horizonte, Recife e Fortaleza ainda estão em fase de construção e só devem entrar no ar seis meses depois - a TV Manchete começa com uma programação inicial de sete horas: duas para crianças, duas de jornalismo, duas de seriados ou filmes e uma de show.

Instalada provisoriamente no prédio da Editora Bloch, na Praia do Russel, a TV Manchete já investiu 27 milhões de dólares (cerca de Cr$ 6 bilhões 700 milhões no câmbio oficial) em equipamentos, fora a mão-de-obra que das 750 pessoas previstas já está com 200 trabalhando. O Teatro Adolfo Bloch entrou em obras - terá o palco aumentado para 28 metros, a acústica melhorada e equipamento de televisão instalado - para ser usado como estúdio de gravação de shows; e um pequeno prédio de quatro andares, nos fundos do novo edifício da revista Manchete, foi comprado para que mais um estúdio seja criado. Ao todo são seis estúdios, que abrigarão o telejornalismo, a linha de shows e o restante das produções.

Segundo Rubens Furtado, à grande preocupação da TV Manchete será o jornalismo. Tanto que dos 100 candidatos a repórter somente cinco foram selecionados, e o horário para seu noticiário gigante (duas horas seguidas) foi escolhido em cima do chamado horário nobre.

- Nosso telejornal. terá como cenário a própria redação e nossas ilhas de edição vão permitir que sejam feitas 240 matérias por dia. Teremos 26 câmeras operando e nosso jornalismo dará sempre um enfoque comunitário, sem limite de tempo para cada matéria. Tudo depende do interesse - explica Furtado.

Chamado em 1980 pela Bloch para fazer o projeto que concorreria à concessão dos dois canais cariocas, Rubens Furtado não só conseguiu sair vencedor (junto com Sílvio Santos, que logo inaugurou sua TV Record, no Rio, com equipamento da velha TV Tupi) como está vendo todo seu projeto se concretizar. Além de entrada no ar, Rubens ainda esta coordenando a construção do Centro de Produção da TV Manchete, na Barra da Tijuca.

- A gente chama de Cidade da TV esse projeto do Oscar Niemeyer, com 100 mil metros quadrados, que vai abrigar toda a TV Manchete daqui a dois anos. É a primeira vez que uma rede de televisão já começa pensando no futuro: até nossos canais dos outros Estados têm seus próprios projetos, todos do Niemeyer - afirma.

Ministro aposentado do Tribunal de Contas, Rubens Furtado, 50 anos, 31 de jornalismo, garante que a implantação da TV Manchete é seu canto do cisne:" Não dou para esse negócio de chefiar, embora tenha ficado 11 anos seguidos na Tupi como chefe. Se puder, daqui a um ano eu paro e volto a dar aula na Universidade de Brasília, como fiz até 1964", conta

Entrando com uma programação meio a meio - 50% nacional e 50 importada - a TV Manchete já anuncia três seriados americanos de grande sucesso nos Estados Unidos ano passado. Um é Fame, para jovens, baseado no filme Fama; o seriado médico Trapple Jam (ainda sem tradução) e o Bringlem Back Alive, baseado na história de Caçadores da Arca Perdida, são os outros. Reprises, nem pensar, pelo menos nos primeiros seis meses de existência.

A briga de audiência não parece ser uma grande preocupação da nascente TV Manchete. Furtado faz questão de afirmar que não se criou nada pensando no que a TV Globo estivesse fazendo no horário. "A opção pelo jornalismo apareceu como uma tendência de mercado, tanto que a TV Manchete resolveu colocar correspondentes internacionais nas principais capitais do mundo e trabalhar com agências independentes. Sandra Passarinho é nossa primeira contratada, para Londres" comenta, cheio de entusiasmo.

No comments:

Post a Comment

Followers