Tuesday, June 4, 2013

1972 - Roberto Freire acusa TV Record de roubo

Jornal do Brasil
Data de Publicação: 19/9/1972
ESCRITOR ACUSA TV DE SE APROPRIAR DA NOVELA DE SUA AUTORIA ''EU E A MOTO''
São Paulo - O escritor e jornalista Roberto Freire enviou carta aos jornais acusando a TV Record de se ter apropriado indevidamente da novela Eu e a Moto, de sua autoria, a ser levada ao ar brevemente pela emissora.

O escritor, que já deu entrada na Justiça a um processo de apropriação indébita, esclarece que foi contratado pela emissora e dispensado após realizar quatro capítulos, sob a alegação de que a novela era muito cara, razão pela qual não seria mais produzida. Recebendo apenas um quarto do salário combinado, viu agora o anúncio que a novela irá ao ar, reescrita por Silvan Paezzo.

ENTREVISTA - A novela escrita por Roberto Freire foi baseada numa entrevista que o autor fizera há certo tempo para a revista Realidade. A reportagem foi publicada com o título: Nós: Eu e a Moto. Para a novela foram contratados os atores Míriam Muniz e Sílvio Zilber.

- A novela seria feita quase toda em externas - informou Roberto Freire, E foi feita a abertura. Depois começaram as primeiras tomadas externas. Então, verificou-se que a produção não estava entrosada. A emissora não conseguia as motos. Perdia-se tempo. Eu me atrasei um pouco com os capítulos, pois sofri um acidente do qual resultaram duas costelas fraturadas. Assim mesmo fui escrevendo como podia.

Mas, depois de certo tempo, a emissora disse para Roberto Freire que a novela não mais seria realizada. Entretanto, as chamadas para Eu e a Moto continuavam a ser feitas e os atores foram chamados para novas gravações, pois a novela continuaria sendo escrita por Silvan Paezzo.

- Meu texto estava sendo modificado, eu soube, mas a idéia geral seria a mesma e o titulo conservado. Agora, tenho provas de que estão adaptando e piorando minhas idéias, destruindo algo que criei com amor e responsabilidade. Minha intenção, no momento, é não permitir que a novela do Silvan Paezzo vá ao ar com o meu título e minhas idéias, modificadas ou não.

No comments:

Post a Comment

Followers