Sunday, March 31, 2013

1969 - A Grande Chance de Flávio Cavalcanti

O Cruzeiro
Data de Publicação: 20/3/1969
Autor: Jorge Audi



A GRANDE CHANCE
Onde o calouro é tratado com respeito por pessoas que entendem do assunto

Todo quinta-feira à noite, quem vê o TV Tupi do Rio assiste a um dos espetáculos mais sérios da televisão brasileira: A Grande Chance, de Flávio Cavalcanti. É um programa de calouros, com uma novidade: o calouro é tratado com dignidade, e não achincalhado, como era mais ou menos tradição nesse gênero de shows. Além da Tupi, dezesseis emissoras de televisão e cento e vinte e seis estações de rádio, em todo o Brasil, transmitem para milhões de pessoas os momentos em que Flávio e seu corpo de jurados apreciam as qualidades ou apontam os defeitos daqueles que pretendem seguir a carreira artística. E A Grande Chança, que já foi a Portugal, está de viagem para a Argentino.

PROGRAMA QUE MAIS TEM CONTRIBUÍDO PARA A RENOVAÇÃO DE VALORES NOS MEIOS ARTÍSTICOS DA TELEVISÃO E RÁDIO - Chance é quase sempre o detalhe final. O que se espera para começar alguma coisa importante. Ela pode vir por acaso, por colaboração ou por esforço de quem a deseja. Pode ser dada ou comprada. A TV Tupi dá uma grande chance todas as semanas. A Grande Chance, criada e comandada por Flávio Cavalcanti, que marca o horário nobre das quintas-feiras. Mais de um ano de sucesso absoluto e audiência garantida. Um programa para estreantes, psicologicamente moldado para dar apoio total ao calouro. Aí não ha nervosismo nem mal-estar, porque o candidato é apresentado com dignidade. É um julgamento de qualidades artísticas sem simpatias nem partidarismos, pois o estreante é examinado por uma banca de experimentados jornalistas e críticos musicais. O público participa, mas como assistência, como torcida.

Sempre que Flávio Cavalcanti fala do seu programa, faz questão de dizer que não esperava a repercussão que ele tem. E que as glórias não são somente suas: são também do corpo de jurados e da equipe que realiza o programa: Antônio Lara, produtor executivo; Almir de Oliveira, assistente de direção e produção; Ilton Vieira e Luiz Elias Filho, assistentes.

A Grande Chance, que vai ao ar todas as quintas-feiras, no Rio, é retransmitida por 16 emissoras de televisão e mais 120 estações de rádio, em todo o Brasil. O programa tem por finalidade dar chance aos que pretendem o estrelato. Mas não uma chance que termine com o espetáculo. Não é simplesmente examinar um candidato, testar suas qualidades e devolvê-lo à sorte. Daí por que no seu esquema não há prêmios de estrito valor material, como carros, casas etc. Os vencedores de A Grande Chance ganham aquilo que realmente pretendem: o caminho do estrelato. Recebem contratos, lugar para trabalhar, assistência artística e orientação.

O candidato apresenta-se à banca examinadora e é julgado em seguida. Com quatro ''nãos'', ele é reprovado. Mas o importante são as criticas e os comentários feitos durante o exame. São conselhos emitidos por profissionais. Advertências criteriosas contra os defeitos e excesso de cada apresentação. Cada jurado aprova ou não o candidato, dando uma nota correspondente. Mas explica por que aprovou ou reprovou, apontando erros ou destacando qualidades. Tudo feito na melhor intenção de estimular. Eis por que A Grande Chance é também um dos mais sérios trabalhos no sentido de uma renovação de valores. O júri antes era composto por Carlos Renato, Sérgio Bitencourt, Mariozinho Rocha, Fernando Lobo, Mister Eco, José Fernandes e Hugo Dupin. Atualmente foi acrescido dos seguintes nomes: Bené Nunes, Marisa Urban e Maysa. Flávio pretende aumentar o número para treze juízes.

Do começo do programa até o momento, já foram realizadas duas finalíssimas no Teatro João Caetano. Na primeira série, saíram vencedores Marisa Rossi, Antônio João, Ivan Mendes e Os Marruazes, empatados com Glória Bernadete e Genésio Nogueira. Os três primeiros colocados foram contratados pela própria TV Tupi. Os Marruazes, pe la gravadora CBS, juntamente com Glória Bernadete, e Genésio Nogueira pela CODIL. Na segunda série, venceram o locutor noticiarista Luiz França, a cantora Marília Barbosa e dois compositores.

A chance é maior ainda, considerando-se a grande penetração da Tupi. Além disso, o estreante é visto por mais 18 emissoras, em todo o pais. Flávio chama atenção para esse detalhe. Nem Frank Sinatra nem nenhum outro artista teve tal oportunidade no início de sua carreira. Os cantores, depois de passarem pelo Teatro Carlos Gomes, já saem com um disco pronto. Quantos artistas levam anos, até poderem lançar uma gravação na praça. A repercussão do programa de Flávio Cavalcanti se faz sentir em todo o país. São inúmeros os pedidos de apresentação em outros estados, teatros, clubes etc. Mas a maior satisfação de Flávio é saber que esse prestigio já ecoa no estrangeiro. Recentemente recebeu uma proposta para levar o programa a Portugal. E lá foi A Grande Chance para além-mar. Flávio, com os sete jurados e os primeiros colocados. Foi o batismo internacional do espetáculo. Agora manifesta-se o interesse da Argentina, que não pretende só algumas apresentações. O produtor de lá, que visitou Flávio, quer um lançamento mesmo, com contrato e tudo.

6 comments:

  1. gostaria muito de saber sobre uma Grande Chance do Flavio Cavalcanti, em Belo Horizonte, com todos os jurados, cujo compositor Jose Edmundo Guedes, ganhou o primeiro lugar, com a musica NO CORDAO DO VAI QUEM QUER. FICAREI MTO GRATA. UM ABRAÇO. Deila Alvarenga e Guedes,
    BH, MG. 14 DE AGOSTO DE 2013.

    ReplyDelete
  2. Acho que foi nesse concurso em BH que fui como convidada e cantei com Tavito, que mais tarde veio a ser conhecido por seu belíssimo trabalho de compositor, com músicas do quilate de "Casa no Campo", parceria com Zé Rodrix. Cantei "Onde está você", de Oscar Castro Neves e Luverci Fiorini.

    ReplyDelete
  3. Neste quadro apresentou-se uma menina chamada Nazaré Pereira que mais tarde se tornaria uma cantora que aproveitou esta GRANDE CHANCE e na Europa iniciou sua carreira e até hoje é residente em Paris.
    Mais informações sobre esta artista neste site: www.wix.com/culltura/nazarepereira

    http://acervonazarepereira.blogspot.com

    ReplyDelete
  4. Neste quadro apresentou-se uma menina chamada Nazaré Pereira que mais tarde se tornaria uma cantora que aproveitou esta GRANDE CHANCE e na Europa iniciou sua carreira e até hoje é residente em Paris.
    Mais informações sobre esta artista neste site: www.wix.com/culltura/nazarepereira

    http://acervonazarepereira.blogspot.com

    ReplyDelete
  5. gostaria de saber os nomes dos jurados desse programa do Flavio,quem souber passa aí pra nos valeu !!!

    ReplyDelete
  6. o Denner,rival do Clodovil e a Marcia Windsor fazia uma parte dos jurados do programa a Grande Chance,mais eu queria saber de todos eles,um por um,para pesquisar sobre eles,por favor quem souber manda pra nos,Obg,fui !!!

    ReplyDelete

Followers