Saturday, January 26, 2013

1965 - Glaucio Gil Morre Ao Vivo

Folha de S. Paulo
Data de Publicação: 2/11/1997
Autor: Marcelo Mansfield



DRAMA AO VIVO
Se fosse hoje, os programas de TV teriam um dia farto. Camisetas seriam vendidas, ex-namoradas iriam chorar frente às câmeras e brigar pela posição de "primeira viúva".

Os familiares iriam querer processar quem quer que fosse que remotamente pudesse estar ligado à desgraça, "especiais" seriam feitos na última hora e alguma música teria uma versão "sampleada" para acompanhar a cobertura do féretro.

Mas, naquele dia 13 de agosto de 1965, a TV era mais respeitosa e menos sensacionalista.

Glaucio Gil apresentava o seu "Show da Noite" como de costume, enquanto a estrela italiana Claudia Cardinalle filmava no Rio uma de suas peças, "Uma Rosa Para todos".

Ator e autor, começara a carreira na revista "O Cruzeiro" e era formado pelo Curso Nacional de Teatro.

Em 1957, ajudou Nelson Rodrigues na adaptação da peça "Perdoa-me Por Me Traíres". Em seguida, traduziu o livro "Como Vencer na Vida Sem Fazer Força". Aos 29 anos, fundou o Teatro Santa Rosa com a peça "Procura-se uma Rosa", três histórias num só espetáculo, sendo uma delas escrita por ele.

Em seguida, debutou como ator em "Auto da Compadecida" e, logo depois, estreou como autor com sua peça mais conhecida: "Toda Donzela Tem um Pai Que É uma Fera".

Naquela noite, Glaucio Gil começara o programa dizendo: "Hoje é sexta-feira, 13 de agosto, mas até agora vai tudo caminhando bem, felizmente".

Diretores de uma revista carioca eram os entrevistados. Lá pelas tantas, o câmera desviou o foco para os convidados. A seguir, sem que o programa tivesse terminado, a TV colocou um filme no ar.

A verdade é que, logo após ser desviada a câmera, Glaucio Gil morria, vítima de um ataque cardíaco, ao vivo, em plena transmissão. Sua mãe, percebendo que havia algo errado, telefonou para a emissora e recebeu a notícia. Se fosse hoje, ela teria recebido a notícia de sopetão, ali, em frente à TV. Mas os tempos eram outros, mais respeitosos. E só depois de a família ter sido avisada é que a notícia foi divulgada.

No comments:

Post a Comment

Followers