Wednesday, December 5, 2012

1997 - Entra Olivier Anquier

Folha de S. Paulo


Data de Publicação: 16/2/1997

Autora: Elaine Guerini


_________________________________________________________________________


FRANCÊS SIMPLIFICA NA RECORD AS RECEITAS DAS 'BOULANGERIES'



Olivier Anquier, 37, aproveita sua estréia como apresentador de TV para desmitificar a culinária francesa. Desde o último dia 28, o gastrônomo comanda nas tardes de terça-feira o programa "Forno Fogão & Cia", da Record, mostrando como se prepara receitas básicas de seu país.



"Quero deixar a cozinha francesa acessível. Poucos brasileiros sabem que a base desses pratos sofisticados é muito simples e saborosa", afirma Anquier, proprietário de duas "boulangeries" (loja de pães e doces) em São Paulo.



Em seu programa, com exibição às 14h, o apresentador ensina como preparar a massa para diferentes iguarias, incluindo receitas de confeitaria como bomba de chocolate, profiteroles e crepes - entre eles, o crepe suzette.



"Começo com os doces e, mais tarde, vou mostrar como se faz pratos salgados. Um deles será a quiche lorraine" diz. A médio prazo, a idéia de Anquier é fugir dos moldes tradicionais dos programas culinários e imprimir um novo ritmo.



"Gostaria de conduzir um programa moderno, parecido com o que Beth Lago apresenta no canal pago GNT. Só que, ao invés de tratar de moda, minha especialidade sempre será cozinha", conta.



Seu primeiro passo, porém, é se familiarizar com a linguagem de televisão. Anquier já participou da gravação de vários programas como convidado, mas, até hoje, atuou apenas em um episódio da série "A Comédia da Vida Privada", da Globo.



"Estou fazendo tudo. O roteiro, a apresentação, a direção e até edição do programa na Record", diz Anquier, que vive no Brasil há oito anos e é marido da atriz Débora Bloch.



Seu interesse por culinária vem de família. "Estou seguindo o exemplo de minha mãe, que realiza o mesmo trabalho na Austrália. Sempre tivemos uma ligação muito forte com comida. Vários dos meus parentes são padeiros como eu."







No comments:

Post a Comment

Followers