Thursday, December 27, 2012

1971 - Boni Reage contra a Baixaria

Jornal do Brasil


Data de Publicação: 4/9/1971

____________________________________________________________________




DIRETOR DA GLOBO ANUNCIA OUTRA MENTALIDADE NA TV



O diretor da Central Globo de Produções, Sr. José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, disse ontem que o protocolo assinado pelas TVs Globo e Tupi para eliminar os espetáculos de mau gosto permitirá que se imponha uma nova mentalidade aos programas de nível popular.



- Desde o Congresso de Radiodifusão, realizado em Poços de Caldas há cerca de ano e meio, que iniciamos um trabalho minucioso para corrigir pequenos pontos que comprometiam ainda a qualidade de nossa programação, que já evidencia, na grande maioria dos casos. uma qualidade bem acima do nível normal - comentou.



PLANEJAMENTO



- Mas - continuou - a melhoria da qualidade de um produto industrial exige uma série de providências que envolvem estudos, pesquisas e correções para se chegar à sua fase de concretização. E este era exatamente o trabalho que vínhamos executando ao longo dos dois últimos anos, usando para tanto uma equipe de homens de direção, técnicos de pesquisa de opinião pública, censores, autoridades, intelectuais e jornalistas. Toda uma gama de profissionais mais ligados à comunicação de massa no setor de programação de nível popular.



- Graças ao planejamento elaborado há muito tempo é que foi possível, em menos de três horas, chegarmos à assinatura do documento proposto pela Central Globo de Produções, que define, em última análise, a conscientização de uma nova mentalidade que se de seja impor aos programas de nível popular.



Afirmou em seguida que "esta nova mentalidade implica, inclusive, numa operação muito delicada, pois envolve até mesmo a conduta do elemento humano, trabalho que só poderá dar resultados positivos a longo prazo, a não ser que se decida tomar medidas drásticas, como a assinatura deste documento, mas que somente podem ser adotadas em conjunto."



- A competição de baixo nível ainda nunca- declarou ainda-nunca nos interessou, mas muitas vezes tornou-se impossível controlar alguns de nossos contratados por falta de entrosamento, que só agora começa a se delinear. E de tal forma este entrosamento começa a existir, que a direção das duas principais redes da televisão brasileira já se declaram em condições de poder assinar até mesmo em branco um grande código de ética.



CÓDIGO



O diretor da Rede Tupi de Televisão, Sr. José de Almeida Castro, disse ontem que o Código de Ética da Televisão Brasileira já está sendo elaborado pela Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão, mas ainda não tem data certa para ser assinado.



O novo código substituirá o protocolo assinado anteontem pelas Redes Tupi e Globo de Televisão, que em nove itens se comprometeram a eliminar de suas programações espetáculos sensacionalistas, de superstição, de degradação alheia, exibição de deformidades e promoção de concursos que ponham em risco a integridade dos participantes.







No comments:

Post a Comment

Followers