Sunday, August 26, 2012

1973 - TV Difusora X IBOPE

Jornal do Brasil
Data de Publicação: 17/7/1973

PERDA DE CONFIANÇA LEVA TV A SE DESLIGAREM DO IBOPE NO SUL
Porto Alegre - A Rádio e a TV Difusora, desta capital, desligaram-se do Ibope, porque seus diretores perderam a "confiança na maneira com que estão sendo conduzidas as pesquisas na cidade de Porto Alegre" e por discordarem da sugestão do gerente do instituto de pesquisa de que a programação da empresa deveria ser dirigida à classe C.

Embora a Rádio Difusora esteja, pelos boletins do Ibope, liderando a audiência na capital há oito meses e a TV Difusora seja a segunda na classificação entre os três canais, o chefe de propaganda das duas emissoras, Sr. Marco Antônio Birmfeld, disse que há inconformismo da empresa "com a distorção do quadro existente, porque as pesquisas não são reais".

RUPTURA

A decisão de afastar-se do IBOPE foi adotada pela direção da Rádio e TV Difusora depois que uma carta apontando o seu descontentamento foi enviada ao diretor do instituto no último dia 4, sem obter resposta até ontem. Antes de divulgar publicamente, o seu desligamento, o diretor comercial da Rádio e TV Difusora comunicou a medida a clientes e agências de publicidade.

As causas do afastamento são enumeradas pelo diretor comercial, Sr. José Maurício Pires Alves, em 10 itens, todos comprovados com testemunhos pessoais registrados em cartório. O primeiro documento mostra a declaração da Sra. Maria Valserim Lima, moradora nesta capital, que, ao responder que estava ouvindo a Rádio Difusora, foi aconselhada pelo pesquisador do IBOPE a ouvir outra emissora, a Rádio Caiçara.

Duas outras ouvintes testemunharam as reclamações do entrevistador do IBOPE depois de terem anunciado que escutavam a Difusora.

No comments:

Post a Comment

Followers