Wednesday, July 25, 2012

1980 - Vera Fischer Sensual?

O Globo
Data de Publicação: 31/8/1980
Autor/Repórter: Artur da Távola
PARA VOCÊ VERA FISCHER PASSA SENSUALIDADE OU ? 
 
Sensualidade, Afetividade, Segurança, eis os três elementos que conflitam no ser humano, inevitáveis e sempre em busca de equilíbrio. Tenho escrito muito a respeito, pois desde que me ocorreu fazer esse enfoque, muitos temas ligados à figura de comunicação dos atores, personagens etc. ficaram claros, mais fáceis de definir.

Vera Fischer, ora em grande evidência com "Coração Alado", é uma figura curiosíssima de ser analisada por esse ângulo. Sendo uma mulher muito bela e tendo vindo de um começo como Miss Brasil, foi levada a passar pela dura realidade dos que a queriam nos elencos como objeto sexual. Ela chegou ao estrelato depois de bastante esforço e de provas de sua segurança e talento como atriz, hoje inconsteste.

Do ponto de vista dos signos externos, portanto, seja pela beleza, seja pelas formas, Vera Fischer emerge conotada

com o elemento sensualidade. Ocorre, porém, um fato contrário enriquecedor: a figura de comunicação dela não tem dominante na sensualidade. Tem-na, na segurança! Claro, uma sensualidade normal está presente, mas quem observar os signos dominantes verificará que, atriz tem na segurança o seu elemento básico. Ela passa segurança na relação afetiva ou seja, dependência de compromissos assumidos, fidelidade e outros elementos mais ligados ao dado segurança que ao irriquieto dado sensualidade.

Dá-se, então, o riquissimo fenômeno de uma figura de comunicação conotada (aparentemente) com a sensualidade, mas a rigor passando mensagens de segurança, dai seu atual personagem e o comportamento cênico de todas as criações que fez. Daí, a vida privada discreta e morigerada da atriz. Ela é um dos mais curiosos fenômenos de símbolo de beleza e sensualidade cujo elemento dominante é a segurança. Caso raro.

No comments:

Post a Comment

Followers