Saturday, June 16, 2012

1987 - ACM e Globo

Jornal do Brasil

7/7/1987



BRIGA DE TV BAIANA PELA GLOBO FAZ MANCHETE SUMIR



SALVADOR - Pela terceira vez neste ano, surpresos, os telespectadores baianos ficaram privados por algum tempo da programação da Rede Manchete, enquanto duas das cinco emissoras de televisão da Bahia retransmitiam simultaneamente a programação da Rede Globo, pela qual estão em luta judicial. Provocado por uma liminar do desembargador Nicolau Mary Júnior, do Conselho de Magistratura do Rio de Janeiro, o problema durou apenas uma hora, ao contrário das vezes anteriores, quando se prolongou por várias horas e até dias.



Em mandado de segurança impetrado pela TV Globo, defendendo a validade de contrato que firmou em janeiro com a TV Bahia, o desembargador concedeu medida liminar que reforma sentença da 5ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio e restabelece decisão do Conselho de Magistratura, fazendo valer o contrato entre a Globo e a TV Bahia. Exatamente às 18h, esta passou a transmitir o sinal da Globo, enquanto a TV Aratu, uma hora depois, trocava a Globo pela Rede Manchete - que até às 18h tinha seu sinal transmitido pela TV Bahia.



Desde janeiro as televisões Aratu e Bahia vêm se habituando a esse troca-troca de programação, desencadeado pela decisão da Globo de não renovar o contrato que mantinha há 18 anos com a TV Aratu, firmando um novo com a TV Bahia. A batalha judicial desencadeada pela Aratu teve seus lances também no âmbito político, envolvendo a mobilização do governador Waldir Pires, do presidente nacional do PMDB, Ulysses Guimarães, e da bancada federal do PMDB da Bahia - todos em apoio da TV Aratu. Gestões foram feitas junto ao presidente Sarney e ao presidente das Organizações Globo, Roberto Marinho, mas nada alterou a disposição deste de fazer valer o contrato com a TV Bahia.



Diretores da TV Aratu e adversários políticos do ministro das Comunicações, Antônio Carlos Magalhães, já o acusaram de haver arquitetado a transferência da programação da Globo para a TV Bahia, que controlaria através de parentes e amigos. O diretor Milton Tavares, da TV Aratu, disse que vai continuar a luta. ''Já estávamos preparados, pois quem está numa guerra tem que estar pronto para os acidentes e incidentes que podem acontecer."



Logo que recebeu, às 16h30min, telex do desembargador Nicolau Mary Júnior com a notificação da decisão, Milton Tavares falou com a direção da Manchete por telefone e obteve autorização para transmitir a programação da rede, chegando pouco depois confirmação por telex. A notificação do desembargador também foi enviada à TV Bahia, onde um diretor comentou que não houve comemorações nem muito corre-corre: "Nós já estamos acostumados com essas mudanças. Teremos que reajustar alguns horários, mas não havíamos desmontado a estrutura do período em que transmitimos a Globo por algum tempo''.



No comments:

Post a Comment

Followers