Sunday, February 12, 2012

1981 - TVs Guaíba e Pampa versus Gaúcha

Gazeta Mercantil
18/3/1981
Jane Filipon
A DIVISĂO DA AUDIĘNCIA
Todas as quatro televisőes do Rio Grande do Sul neste início de ano estăo empreendendo modificaçőes em suas programaçőes e investimentos em novos equipamentos. O alvo das emissoras menores é conseguir, numa primeira etapa, a divisăo mais eqüitativa do mercado quase todo concentrado em torno da bem estruturada Televisăo Gaúcha (programaçăo da Rede Globo). Durante todo o ano de 1980, a Gaúcha manteve uma média de 60% de audięncia, na grande. Porte Alegre, e liderança quase absoluta no interior do estado, onde conta com nove estaçőes retransmissoras e apenas a concorręncia da Televisăo Difusora (da Rede Bandeirantes). TV Guaíba e TV Pampa, sem ligaçőes com redes nacionais, ainda năo atuam em áreas interioranas.

MUDANÇAS - A Guaíba, da Empresa Jornalística Caldas Júnior, foi a emissora que introduz modificaçőes mais substanciais, porque passou a ocupar 45% de sua linha de programas com produçőes locais (antes era 35%), o restante do espaço ocupado com filmes e desenhos. A Guaíba, que atualmente ocupa a última posiçăo com 4% de audięncia, perdendo para TV Pampa que, segundo o IBOPE, tem 24,6% da preferęncia do público e para a Difusora com 8%, antecipou seu horário de entrada no ar para as 9h30 (durante dois anos a programaçăo iniciava-se ŕs 16 horas).

PERSONALIZAR - "Nesses dois anos de presença no mercado", afirmou a este jornal o diretor de programaçăo, Sérgio Reis, "tivemos como principal objetivo de nosso trabalho personalizar a estaçăo como uma emissora eminentemente local e fora de rede, tendo, porém, como público-alvo o sexo masculino." Nesta nova arrancada e com um faturamento triplicado (Cr$ 24 milhőes mensais segundo a empresa), a programaçăo foi estratificada de forma tradicional (pela manhă, infanto-juvenil, do meio-dia ŕs 14 horas, eminentemente feminina; para crianças ŕ tarde; e no começo da noite um programa de informaçőes, comentários e esportes), encerrando com filmes.

A briga pela audięncia feminina no horário das 12 horas se dará basicamente entre tręs emissoras: TV Gaúcha, TV Guaíba e TV Difusora. Programas neste horário se mantęm em bons níveis de audięncia no interior e em Porto Alegre, porque o hábito de a família se reunir em casa, ao meio-dia, ainda permanece. Reis acha, porém, que na capital' a presença maior neste horário é fundamentalmente, feminina e por isto entra com programa exclusivamente nessa linha. "Nas demais emissoras se justifica porque cobrem todo o estado. Pode ser, portanto, um programa bem mais variado que o nosso, pois os homens do interior ainda almoçam em casa", explicou ele. A Televisăo Gaúcha, segundo seu diretor executivo, Fernando Miranda, pretende mexer no seu jornal do almoço, buscando novos cenários e maior descontraçăo, pois está no ar há 10 anos, praticamente sem alteraçőes fundamentais.

PUBLICO - O público-alvo da programaçăo da Gaúcha năo será, porém, modificado. Isto porque a pesquisa encomendada ŕ Marplan, para introduzir inovaçőes, caso fossem necessárias, constatou que, das 12 ŕs 13 horas, 49% de seus telespectadores săo homens e 51%, mulheres, e, "săo superado, a Gaúcha das 13 ŕs 14 horas, 45% do público é masculino e 55%, feminino. A Gaúcha pretende, este ano, produzir, ainda, pelo menos dois casos especiais com artistas gaúchos e há uma idéia, ainda embrionária, de fazer um noticioso pela manhă, A linha de programaçăo da TV Difusora năo sofrerá grandes ajustes, estando reservada para a emissora a transmissăo dos novos programas da Bandeirantes.

EQUIPAMENTOS - A TV Pampa parece ter encontrado sua linha: desenhos e filmes. Mas o diretora presidente, Otávio Dumet Gadret, e o diretor de programaçăo, Gilberto Lessa, também estăo pensando em alterar a fórmula, embora tenha dado certo, pois, com menos de um ano de atuaçăo, ficaram com a segunda posiçăo. Enquanto em dois anos a Pampa anuncia que estará cobrindo todo o estado e a Guaíba, ainda este ano, 70% do Rio Grande do Sul, com este tipo de expansăo superado, a Gaúcha parte para outros investimentos: um novo prédio de 1.700 m2 para instalaçăo da área técnica e operacional; compra de cinco câmaras portáteis mais atualizadas e tręs unidades de, microondas portáteis.

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