Sunday, February 12, 2012

1974 - Bandeirantes e a Música

Revista Amiga TV
4/9/1974
Osvaldo Mendes
TV VAI AO TEATRO COM BOSSA
Marcando sua investida decidida na formaçăo de uma Rede Nacional a partir do próximo ano, a TV Bandeirantes inaugurou o seu teatro em Săo Paulo, com um espetáculo que foi também o reencontro de vários nomes importantes da música popular brasileira atualmente. Elis Regina, Chico Buarque, Maria Betânia, Rita Lee e Tim Maia fizeram o público explodir em aplausos no show de inauguraçăo, no último dia 12. E a reaçăo entusiasmada das quase 1.200 pessoas presentes confirmou para o diretor-artístico da emissora, Cláudio Petráglia, a esperança depositada na iniciativa. "Muita gente - diz Cláudio - queria saber se nós, com o Teatro Bandeirantes, pensávamos trazer de volta aqueles tempos eufóricos dos festivais no Teatro Paramount. Na verdade, é para a frente que se anda. Năo queremos reviver nada. Por isso o Teatro Bandeirantes, um dos pontos de partida para a nossa Rede Nacional de Televisăo, abrirá suas portas a todas as manifestaçőes, sejam elas de música, teatro ou balé, dando chance inclusive aos novos, dentro do possível."

Diante da euforia do público, Joăo e José Saad, diretores da TV Bandeirantes, pareciam ver confirmadas também as suas expectativas. Joăo Saad, que já dissera que "em Săo Paulo falta uma grande casa de espetáculos", explicava: "Sem dúvida existe aqui o Teatro Municipal, mas ele ainda representa a casaca e o status. Apesar de todo esforço que se tem feito para popularizar o Municipal, só a juventude aderiu. No momento năo existe nada no gęnero do Teatro Bandeirantes. Vai ser uma experięncia nova. Queremos, antes de tudo, oferecer qualidade a um público potencialmente culto e bastante inteligente."

E a questăo da qualidade é a principal preocupaçăo tanto de Cláudio Petráglia como de Roberto de Oliveira, empresário responsável pelos espetáculos a serem apresentados no novo teatro. Ambos afirmam que năo se trata de mais um auditório de televisăo em Săo Paulo. "O Teatro Bandeirantes - diz Roberto de Oliveira - será o ponto de partida para a Rede Nacional, que entra no próximo ano para ser a grande surpresa da televisăo nesta década. E só o que eu posso adiantar. Inicialmente estamos preocupados em definir uma linha de qualidade. Quanto ŕ programaçăo, será a mais variada possível. A nossa empresa, a Clark, fica com toda a direçăo artística do teatro, que estará aberto a tudo, inclusive rock, balé, música latino-americana etc."

No comments:

Post a Comment

Followers