Sunday, October 24, 2010

1990 = MTV Brasil Saindo do Forno

Folha de S. Paulo
8/3/1990
Ângelo Marsia
=============



TV ABRIL ESTRÉIA CLIPS DA MTV ATÉ SETEMBRO




A TV Abril é a MTV no Brasil. A emissora brasileira anunciou ontem, oficialmente, que passará a transmitir - e a produzir - programaçăo com a marca da rede mundial Music Television. A meta é inaugurar as transmissőes entre 1.o de julho e 30 de setembro para a Grande Săo Paulo.

A MTV é uma divisão da Viacom International que lançou em 1981 um novo conceito: a TV do videoclip, que transmite prioritariamente música para um público jovem, entre 12 e 34 anos, além de informação ligada aos interesses dessa faixa. A Abril vai seguir a fórmula, com muito videoclip (50% estrangeiro, 50% nacional). Também vai transmitir programas como o noticiário Week in Rock, a comédia ''Saturday Night Live'' e o inédito ''Buzz'' - um show com os principais acontecimentos da semana. Todos serão adaptados e falados em português. Haverá ainda esportes como o surfe e o skate e destaque no jornalismo para temas como ecologia.

A meta inicial é a transmissão de 13 horas diárias (exceto às sextas e sábados, quando serão 16 horas). A emissora quer alcançar no ano que vem 20 horas diárias, para ir progressivamente chegando às 24 horas das demais emissoras no mundo.

O acordo operacional, cujos valores não foram revelados, envolve também a exportação de produtos locais. Roger Karman, vice-presidente corporativo da Abril, tem uma meta ambiciosa (''nossa música vai brilhar lá fora'') e dá um exemplo na área dos quadrinhos: ''A Abril já é a maior produtora de histórias Disney do mundo''. A vice-presidente de Novos Negócios da MTV, Sara Levinson, năo contesta: ''O lançamento da MTV no Brasil levará ao resto do mundo a música vibrante e a cultura brasileira.'' Além dela, veio para o lançamento a vice-presidente de Programaçăo Internacional Liz Nealon, que passará a vir mensalmente para auxiliar na implantação.

A TV Abril transmitirá a MTV pelo seu canal aberto UHF 32 (disponível para todos que tiverem antena receptora UHF e um aparelho de TV UHF-VHF, ou ainda um televisor convencional acoplado a um videocassete, já que estes sintonizam também o UHF). Ela espera, no início, 1 ou 2 pontos de audiTV ABRIL ESTRÉIA CLIPS DA MTV ATÉ SETEMBRO
A TV Abril é a MTV no Brasil. A emissora brasileira anunciou ontem, oficialmente, que passará a transmitir - e a produzir - programaçăo com a marca da rede mundial Music Television. A meta é inaugurar as transmissőes entre 1ş de julho e 30 de setembro para a grande Săo Paulo.

A MTV é uma divisăo da Viacom International que lançou em 1981 um novo conceito: a TV do videoclip, que transmite prioritariamente música para um público jovem, entre 12 e 34 anos, além de informaçăo ligada aos interesses dessa faixa. A Abril vai seguir a fórmula, com muito videoclip (50% estrangeiro, 50% nacional). Também vai transmitir programas como o noticiário - Week in Rock -, a comédia ''Saturday Night Live'' ou o inédito ''Buzz'', um show com os principais acontecimentos da semana. Todos serăo adaptados e falados em portuguęs. Haverá ainda esportes como o surfe e o skate e destaque no jornalismo para temas como ecologia.

A meta inicial é a transmissăo de 13 horas diárias (exceto ŕs sextas e sábados, quando serăo 16 horas). A emissora quer alcançar no ano que vem 20 horas diárias, para ir progressivamente chegando ŕs 24 horas das demais emissoras no mundo.

O acordo operacional, cujos valores năo foram revelados, envolve também a exportaçăo de produtos locais. Roger Karman, vice-presidente corporativo da Abril, tem uma meta ambiciosa (''nossa música vai brilhar lá fora'') e dá um exemplo na área dos quadrinhos: ''A Abril já é a maior produtora de histórias Disney do mundo''. A vice-presidente de Novos Negócios da MTV, Sara Levinson, năo contesta: ''O lançamento da MTV no Brasil levará ao resto do mundo a música vibrante e a cultura brasileira.'' Além dela, veio para o lançamento a vice-presidente de Programaçăo Internacional Liz Nealon, que passará a vir mensalmente para auxiliar na implantaçăo.

A TV Abril transmitirá a MTV pelo seu canal aberto UHF 32 (disponível para todos que tiverem antena receptora UHF e um aparelho de TV UHF-VHF, ou ainda um televisor convencional acoplado a um videocassete, já que todos sintonizam também UHF). Ela espera, no início, 1 ou 2 pontos de audiência em Săo Paulo (1 ponto são 40 mil lares) e estima que só na cidade existam mais de 1,5 milhão de receptores capazes de sintonizar em UHF.

EMISSORA QUER FORMAR REDE - Ainda não há datas, mas a MTV estará disponível também fora da Grande São Paulo. A TV Abril quer formar uma rede e tenta contratos de afiliaçăo no interior de São Paulo e nas capitais (as primeiras são Rio, Belo Horizonte e Brasília). A emissora também estuda o licenciamento de algumas horas de programaçăo para não afiliadas.

Além disso, seu sinal estará disponível para as cem mil antenas parabólicas já existentes no país através do satélite Brasilsat 2.

No comments:

Post a Comment

Followers