Sunday, October 24, 2010

1971 = Incêndio na Globo

O Globo
1/11/1971
========



CANAL 4 VOLTA COM TODOS OS PROGRAMAS


Às onze horas de sábado "Big Boy" chegou na TV GLOBO - onde os bombeiros ainda trabalhavam no rescaldo do incêndio da véspera - e comentou: "Nunca mais vou dizer que é uma brasa..."

A essa hora, muitos dos funcionários que tinham passado a noite no local começavam a ir para casa. Outros movimentavam-se para colocar no ar a estação, usando os geradores próprios, pois a energia elétrica ainda não fôra restabelecida.

A perícia estava examinando tudo e fotografando para estudos posteriores. Ficou constatado que não há qualquer perigo de desabamento. Por volta do meio-dia, a força foi religada e a TV GLOBO voltou ao ar. Transmitiu inicialmente um comunicado e um telejornal.

O palco, onde estava sendo feita a gravaçăo do programa Moacyr Franco Especial, quando começou o incêndio, ficou totalmente destruído. Na manhã de sábado os bombeiros ainda permaneciam no local, para a operação de rescaldo. De vez em quando aparecia um novo foco de incêndio e o trabalho dos bombeiros de localização desses focos era dificultado pelo grande volume de fumaça, que invadia tudo pelos corredores.

Não foi possível estimar de pronto os prejuízos em equipamentos. Mas se sabia, na manhã de sábado, que além dos cenários, também o guarda-roupa estava totalmente perdido.

Quanto a causa do incêndio, só a Perícia poderá dar a palavra final, após o exame das numerosas fotografias colhidas. Inicialmente, supunha-se que o incêndio tivesse sido causado por curto-circuito em uma das câmaras. Em seguida, surgiu outra hipótese: um curto nos exaustores do sistema de ar condicionado central.

O auditório, com capacidade para 300 pessoas, não voltará logo a ser usado. Vários teatros e cinemas puseram à disposiçăo da TV GLOBO suas salas, para transmissão de programas de auditório, O programa do Chacrinha, por exemplo, deverá ser feito em São Paulo e transmitido para o Rio.

As novelas e outros programas gravados vão ser examinados, pois não se sabe ainda se o calor afetou as fitas. A aparelhagem de vídeo-tape, bastante delicada, foi sem dúvida a mais atingida. A programação, no entanto, continuará sendo apresentada, transmitida por uma das mesas do segundo andar, que não foi atingida.

Em nota oficial, a TV GLOBO comunicou que os shows de auditórios serão transferidos e a emissora avisará as mudanças de local.

A nota oficial, divulgada sábado, foi a seguinte:

"A REDE GLOBO de Televisão informa ao público que o incêndio irrompido à noite passada em suas instalações não impediu que, num esforço conjunto de diretores e funcionários, a emissora reinicie suas transmissões normais. O incêndio declarou-se às 20h20m e destruindo o palco-auditório e equipamentos de estúdio de vídeo-tape, especialmente o destinado às transmissões à cores. Não houve vitimas. A REDE GLOBO de Televisão manifesta seus agradecimentos ao Governador Chagas Freitas, ao Corpo de Bombeiros e a toda população carioca. Informa também que toda a programação habitual será apresentada ao público e pede atenção para os comunicados referentes a realizaçăo de shows habitualmente apresentados no auditório, que terão que ser transferidos."

DIRETOR AGRADECE SOLIDARIEDADE

O Sr. Wálter Clark Bueno, diretor da Rede GLOBO de Televisão, fez o seguinte pronunciamento ao se reiniciarem as transmissões:

"A Rede GLOBO de Televisão agradece, ardentemente, ao Corpo de Bombeiros da Guanabara pela pronta e decisiva operação de combate ao incêndio ocorrido ontem à noite nas suas instalações, na Rua Von Martius. Não menos expressiva para nós, da Rede GLOBO, foi a solidariedade do povo carioca, manifestada por toda sorte de ajuda e oficialmente representada pelo Governador Chagas Freitas, que compareceu em pessoa à sede da Globo, no momento mais dramático do incêndio.

Nosso reconhecimento público também ao gesto da TV Tupi, incorporando-se à Equipe GLOBO, durante e depois do acidente.

Dependendo ainda do pronunciamento da Perícia, o fogo parece ter começado no setor de ar condicionado do Estúdio A, assumindo logo vulto impressionante, que, em pouco tempo, destruiu por completo o nosso palco-auditório. A operação, de que participaram os infatigáveis funcionários de toda a hierarquia da Rede GLOBO, durou cerca de oito horas e foi muito dificultada pelo excesso de fumaça que bloqueou inteiramente a penosa manobra dos bombeiros para chegar às nascentes do fogo. A fumaça e o calor danificaram sensivelmente as instalações da emissora, atingindo, inclusive, valioso equipamento eletrônico.

Com o testemunho de todos vocês, o incêndio nos atingiu na hora em que a Rede GLOBO de Televisão mais se empenha para oferecer um nível de qualidade técnica e artística à altura de nosso incomparável público, justamente às vésperas da grande realidade da tevê colorida. Tenham, porém, a certeza de que o incêndio de ontem não nos desanima do grande e honroso desafio que representa para nós a liderança. Pelo contrario, a Rede GLOBO, amparada na aplicação profissional de seus funcionários e estimulada pela confiança de seu público, venceu o "round" e continuou no ar com sua programação integral: "shows", novelas, filmes de longa metragem e telejornais, cumprindo, assim, mesmo na adversidade, a regra de ouro de sua vida que é recrear e informar o povo deste respeitável País.

Não nos esquecemos jamais de que há seguramente dois anos a GLOBO de São Paulo, que agora nos socorreu com sua imagem, sofria um incêndio de vulto aterrador e de cujas cinzas partiu a nossa equipe para o grande empreendimento na integração nacional através da imagem. Se agora estamos diante de novo desafio, é sinal de que dias muito melhores haveremos de construir sempre de mãos dadas com você."

No comments:

Post a Comment

Followers