Friday, July 2, 2010

1985 - Nova TVE Carioca

Jornal do Brasil
1/7/1985
============



TOQUE CARIOCA AJUDA NOVA IMAGEM


Uma nova TVE no ar a partir de hoje. O projeto teve uma gestaçăo rapidíssima, apenas tręs meses. Mas foi o objetivo proposto por Fernando Barbosa Lima ao assumir a direçăo geral da emissora na primeira quinzena de abril: cara nova, cabeça arejada. Săo 30 programas em estréia, tentando colocar a TVE mais bem armada na briga pela audiência.

Năo que a emissora alimente sonhos de concorrer com as redes comerciais. Continua a ter a marca de uma televisăo educativa, mantendo a educaçăo como meta básica. O que a nova direçăo da TVE se propőe é mostrar que a linha educativa nada perde com um pouco de charme. E que os outros horários podem ser aproveitados com mais criatividade, abrindo espaço para novos talentos sem oportunidades na televisăo comercial.

Jornalismo e entretenimento estăo bem dosados na nova TVE. Assim corno o toque carioca, um dos trunfos que Barbosa Lima pretende usar para tornar a emissora mais atraente. As 13h30min, de segunda à sexta-feira, será exibido Sem Censura, programa que vai discutir temas variados, abrindo canal para que a populaçăo possa expor suas idéias, fazer reclamaçőes e esclarecer dúvidas. Fantasia é outra atraçăo diária - de segunda a sexta-feira, das 18h ŕs 20h. Dedica-se ao público infanto-juvenil e terá o circo do palhaço Muriçoca como pano de fundo. Brincadeiras, jogos, histórias e a participaçăo de convidados animam o programa que conta com a participaçăo de Carequinha, Daniel Azulay, Arnaud Rodrigues e o Mago Plim Plim.

Para o início da noite, Eu Sou o Show, no ar de segunda a sexta-feira, às 20h. A apresentaçăo fica por conta de Jalusa Barcelos que durante cinco dias conviverá com alguma personalidade do show biz.

Os jornalísticos começam às 20h30min, com a primeira ediçăo de Ao Vivo, que trata de assuntos locais nos primeiros 15 minutos. O segundo segmento cuida de notícias nacionais e intemacionais. A idéia da direçăo da emissora é passar para o jornalismo o espírito da Nova República, indo além da informaçăo. Partirá para a explicaçăo dos fatos e seus possíveis desdobramentos.

Os Editores - segunda a sexta-feira, às 22h15min - reúne os bons nomes do jornalismo brasileiro e terá o formato de uma revista diária, discutindo os fatos mais importantes do dia-a-dia. O programa já tem formado um cast de mais de 20 jornalistas que se revezarăo na tela. Para fechar a noite, 1985, de segunda a sexta-feira, às 23h15min. Entrevistas, notícias curiosas, o humor carioca num bate-papo bem informal dirigido por Carlos Alberto Lofler e apresentado por Perfeito Fortuna, Neila Tavares, Fausto Wolff, Ziraldo e outros.

No horário das 21h15min, a TVE preparou atraçőes variadas para cada dia da semana. As segundas-feiras, A Era da Incerteza, 12 capítulos produzidos pela BBC de Londres, orientadas por John Kenneth Galbraith. Na terças-feiras é a vez de Os Repórteres, com a participaçăo de Tárik de Souza, Sandra Regina, Sargentelli e a turma da produtora Olhar Eletrônico. É um programa de entrevistas variadas, compondo um painel da vida brasileira. Vai Passar, no ar quarta-feira, traz Chico Buarque de Holanda à TVE pela primeira vez  e abre lugar para a música popular brasileira, dos sucessos às novidades. Tribunal do Povo, às quintas-feiras, vai mostrar a opiniăo de pessoas famosas sobre determinados assuntos. Para a noite de estréia já foi gravado um debate entre Luís Carlos; Prestes e Roberto Campos, um confronto entre o socialismo e o capitalismo. As produtoras independentes ocupam o horário nas sextas-feiras. Essa semana será apresentado o musical A César, com o músico Cesar Camargo Mariano.

Muitas outras novidades estarăo no ar a partir de hoje. Săo, ao todo, 53 horas de estréias esta semana. Muda, também, a programaçăo visual da emissora, um trabalho do artista Walbercy Ribas, ganhador de mais de 50 prêmios internacionais.

No comments:

Post a Comment

Followers