Saturday, July 31, 2010

1982 - Programa Outras Palavras

Jornal do Brasil
10/2/1982
============



O PROVOCANTE DIÁLOGO JOVEM COMANDADO PELA EMOÇĂO
A criaçăo de um espaço para os jovens. Foi este um dos principais objetivos de Walter Moreira Salles Júnior ao idealizar o programa Outras Palavras, que todas as quartas-feiras, às 23h, na TV Bandeirantes, apresenta entrevistas e discussőes de temas diversos da atualidade.

Produzido por Walter e Sérgio Augusto, o programa já atingiu bons níveis de audiência - 2 milhőes de telespectadores em todo o Brasil e 300 mil só no Rio - com a presença de Caetano Veloso.

- O complicado é que nosso público năo é formado só de jovens. Temos que achar o equilíbrio entre um discurso articulado e intelectualizado para a faixa dos 30 anos e uma abertura que possibilite ao jovem sua participaçăo no programa - explica Walter Moreira Salles Júnior.

Os próximos programas năo serăo mais gravados em estúdio, e sim ao ar livre, como o da escritora Marilena Chauí, que vai ao ar quarta-feira e foi feito na Reserva Biológica da Universidade de Săo Paulo. O objetivo de gravar o programa ao ar livre, diz Walter, é transformá-lo num "papo de jardim, de fundo de quintal, em que as pessoas se soltem mais".

Sérgio Augusto observa que a eliminaçăo do microfone (será usado um microfone multidirecional para os participantes), da luz e da câmara estática permitirá a todos esquecerem que estăo fazendo televisăo. Outra mudança é a diminuiçăo do número de convidados, para que todos possam ter oportunidade de falar.

- O Walter Clark quer transformar o horário das 23h num horário nobre a nível mercadológico. A Bandeirantes está muito mais comentada do que a Globo nesse horário porque, apesar de nossos índices de IBOPE continuarem acusando pontos bem abaixo, săo muito mais consistentes. Nosso público é mais importante porque mais consumidor do ponto-de-vista socioeconômico.

Liberdade para tratar de temas que no horário nobre das 20h seriam impraticáveis e a garantia de um público mais seletivo săo apontados por Walter Moreira Salles Júnior como fatores de sucesso:

- Se a TV Globo criasse um programa similar ao Outras Palavras, certamente roubaria um pouco da nossa audiência, mas, em compensaçăo, perderia seu público para a TVS.

Sérgio Augusto diz que "as pessoas curtem fazer o programa" porque ele representa uma proposta nova. A juventude classe média também năo teve acesso à TV, acrescenta, "e Outras Palavras é bem iluminista nesse sentido, como observou Caetano Veloso". A idéia é manter um programa "provocador e provocante" para a própria juventude.

- Năo adianta ir para a favela da Rocinha e ficar perguntando sobre coisas que năo fazem parte do seu cotidiano se nem os próprios universitários da PUC sabem o que é o Ato Institucional n° 5. A juventude está mais comprometida com a emoçăo do que com a sua racionalizaçăo - afirma.

Já estăo marcadas as gravaçőes com Chico Buarque, Egberto Gismonti, Sônia Braga, Marco Nanini e Artur Moreira Lima. Os temas pais e filhos, sexo e um debate entre garotos de 10 e 12 anos, que formam "o quarto extrato social", como diz Walter, "os verdadeiros pré-pivetes", já estăo na pauta dos próximos programas.

No comments:

Post a Comment

Followers