Saturday, July 31, 2010

1982 - Novo Jornal da Globo

Jornal do Brasil
23/5/1982
Diana Aragăo
============



JORNAL DA GLOBO IGUAL SÓ NO NOME
Investindo cada vez mais em seu telejornalismo, a Globo estréia no dia 7, ŕs 23h45min, o seu mais novo produto: o Jornal da Globo - nome de um noticiário antigo do mesmo horário que vai substituir o Jornal Nacional Segunda Ediçăo. O seu editor-chefe será o jornalista José Antônio Severo, que vai trabalhar com uma equipe de cinco jornalistas - Renato Machado, Thereza Walcacer, Carlos Castilho, José Augusto Ribeiro e Belisa Ribeiro - contando ainda com repórteres e, comentaristas em Brasília e Săo Paulo.

No Jornal da Globo năo existirá a figura do locutor tipo Cid Moreira, que apenas lę a notícia, muitas vezes sem saber nem do que se trata. A idéia, no novo telejornal, é fazer com que os apresentadores sejam também os repórteres, os editores de vídeo, os comentaristas, cuidando cada um de sua matéria desde o momento da apuraçăo até a hora em que vai ao ar.



Exibido de segunda a sexta-feira, terá 30 minutos de duraçăo: 22 em rede nacional e oito locais, com cada cidade tratando dos seus assuntos específicos. Segundo José Antônio Severo, o Jornal da Globo năo sera um "jornal de atualidades".

- É um jornal de analise pegando um grande tema do dia, que normalmente é político, econômico ou cultural, sem. esquecer os grandes acontecimentos.Se tiver um incęndio, é claro que vamos fazer este incęndio.

Em Brasília, o telejornal contará com Antônio Britto - o mediador do debate Sandra Cavalcanti x Miro Teixeira - Álvaro Pereira e Roberto Lopes, repórteres políticos, e Marilena Chiarelli, que cobrirá a área diplomática. Em Săo Paulo, o time foi organizado com os repórteres Maria Cristina Pinheiro, Antônio Carlos Ferreira, Rodolfo Gamberini, além de Ęnio Pesce (foi um dos apresentadores de Globo Revista), e o comentarista econômico Marco Antônio Rocha.

Até a sua estréia, o programa foi testado vária vezes: desde fevereiro, mais de 30 programas pilotos foram realizados fazendo-se testes do pessoal, de luz, enquadramento, problemas técnicos de maneira geral. A abertura, criada pelo pessoal da casa, como Hans Donner, ainda năo está totalmente definida "mas dará uma idéia de noite". Os jornalistas ficarăo em mesas em forma de cubos, separados, mas o restante do cenário ainda está sendo desenvolvido.


No comments:

Post a Comment

Followers