Saturday, July 24, 2010

1982 - Copa do Mundo com Efeitos

O Globo
20/6/1982
José Roberto Whitaker Penteado Filho
============================



O VISUAL DA COPA
No mundo mágico do vídeo da televisăo, que já se tornou cotidiano, mas adquire especial significado nestes dias de Copa do Mundo, a câmera transporta. o telespectador ao espaço sideral e podemos ver, ao longe, a Terra, que se aproxima. Logo, podemos distinguir os continentes, em seguida a Europa. E, ŕ medida que as imagens văo crescendo, vemos a Espanha, a cidade de Madri e os telhados de suas casas, um estádio de futebol cheio de gente - quase é possível distinguir os torcedores. Mas a viagem năo acaba aí, a câmera se aproxima do gramado, mais e mais e termina por focalizar a bola que está no centro do campo.

Este extraordinário filme, e mais quatro outros, que săo utilizados na programaçăo da Rede Globo, para identificar as transmissőes exclusivas da Espanha - o "Quem é Quem", o "Bate Bola" e o "Globo na Copa" -, săo o resultado de um trabalho iniciado na Divisăo de Comunicaçőes da Rede Globo há quatro anos. Quem conta é Nelson Gomes, diretor do departamento:

"Em 1978, quando transmitimos a Copa da Argentina, todas as nossas vinhetas de apresentaçăo tiveram de ser feitas em Nova York, pois năo tínhamos condiçőes técnicas de produzi-las aqui. Mas a evoluçăo foi tăo grande que, este ano, apesar do material ser mais criativo e sofisticado, tudo foi feito aqui no Brasil, com equipamento nosso e por técnicos brasileiros".

Nelson conta que todas as idéias para os filmes já estavam prontas desde agosto de 1981 e que, para realizar o filme "espacial'' ele foi pessoalmente ao Instituto Aerospaciale de Frascati, para adquirir as fotos da Terra vista do espaço e que as fotos aéreas da Espanha e de Madri foram compradas na Espanha. "Eram fotos em branco e preto e tiveram de ser até cada pessoa no estádio, num trabalho que exigiu vários meses e muita pacięncia''.

As outras vinhetas, que o Brasil inteiro já conhece, mostram uma fila de jogadores, com as camisas dos times participantes da Copa, feita através de filmes ao vivo trucados no computador; chuteiras e a bola; os pontinhos do painel luminoso utilizado nos estádios e as bandeiras dos vários países envolvendo o globo terrestre, por animaçăo.

A máquina que torna possível a realizaçăo das idéias criativas da equipe de comunicaçăo da Globo tem nome estrangeiro mas é conhecida por todos que trabalham na organizaçăo como "a famosa Oxberry". Toda ligada por fios, envolvida por mecanismos de controle, cercada de trilhos, acoplada com projetor, vigiada por spots de luz, ela ocupa uma sala climatizada na rua Dona Mariana, 141. A Oxberry é uma moderna truca americana, cheia de jeitinhos brasileiros, adaptada aqui e ali, complementada embaixo, aperfeiçoada num detalhe em cima, incrementada do lado e com uma parte do seu controle eletrônico especialmente desenvolvida pela Rede Globo. Por esta casa de Botafogo passaram todas as vinhetas da Copa e atrás de cada uma estăo meses de trabalho, milhares de desenhos, dezenas de filmagens especiais, músicos pesquisando sons e alguns quilômetros de Oxberry.

O resultado podemos assistir em casa, antes e depois dos jogos, enriquecendo o colorindo as esperanças de cento e vinte milhőes de torcedores.

http://www.youtube.com/watch?v=QpET-10Q5Wk&feature=related

No comments:

Post a Comment

Followers