Saturday, May 8, 2010

1979 - Os Jornalistas da Globo no Rio

O Globo
16/12/1979
Artur da Távola
============



A TURMA DO TELEJORNALISMO
PEDRO ROGÉRIO - O tipo do repórter que a gente gosta de ver. Ágil, perguntador, falando simples, direto, um ar popular e de imediata comunicaçăo. Brilhou em Búzios quando do julgamento de Doca Street, mas, o ano todo, com grande mobilidade, em vários estados, foi marcante presença.

LEDA NAGLE - Estreou no vídeo como apresentadora-entrevistadora do "Hoje". Rosto belo de mulher árabe, voz morna e forte, conhecimento e domínio da técnica da entrevista, sempre envolvendo o entrevistado em aceitaçăo e afeto, mas perguntando tudo. Um charme aquele seus dois dentinhos de baixo algo separados. Ótima presença.

MARCOS HUMMEL - Foi um locutor que apareceu ano passado, mas, pode-se dizer, revelou-se neste ano. Sóbrio, muito seguro; boa voz, nada de caretas. Sempre firme no Jornal das Sete, revelou-se um bom apresentador.

MARCO ANTÔNIO ROCHA - Foi o comentarista de assuntos econômicos dos telejornais da Rede Globo. Começou algo sobre o "economęs". Em pouco tempo foi ganhando segurança, presença, clareza e vídeo e terminou um ano trabalhoso na área da interpretaçăo econômica, como uma presença que a gente fica esperando para ouvir o que vai dizer. Muito bom. Uma grata revelaçăo.

HELENA DE GRAMONT - Com seu nome de heroína de novela, uma repórter furona, batalhadora da notícia, intensa. Ficou célebre uma reportagem dela, na qual enfrentou uma turma da pesada lá de Săo Paulo que fazia umas mutretas com o Fundo de Garantia dos incautos. Uma revelaçăo.

MARIA CRISTINA PINHEIRO - Além de ser uma beleza de mulher, o que năo é essencial para a profissăo, mas năo posso deixar de anotar como peralvilho, revelou-se uma repórter presente, firme, muito segura, direta nas perguntas e versátil. Típica revelaçăo. Vai longe. Seu ar de brasinha, resulta doce.

LANNING EWIS - Com seu ar de repórter da NBC, seus óculos e seu cabelo ainda na linha do chuca-chuca, este repórter apareceu na metade do ano e desde logo se caracterizou como dos melhores. Dominando muito bem o inglęs, é rápido nas perguntas, muito

direto e sempre traduz detalhes que cercam o fato, de maneira a ilustrá-lo e năo o fazer tăo frio. Grata surpresa.

ALCINO SOEIRO - Quem acompanha a TVE do Rio já deve ter visto o trabalho de Alcino Soeiro. Era conhecido como homem de jornal. Novo em televisăo, soube aquecer várias matérias da TVE. Certa vez, vi o agüentar com o Souza Dantas uma transmissăo direta e ao vivo do encerramento do Congresso do Pen Club que entrava no ar cinqüenta minutos antes do começo oficial e foi totalmente coberta por ele, salvando a tragédia. Uma revelaçăo em televisăo. Destaco, ainda outra entrevista dele com Miguel Arraes logo de chegado, com grande senso de oportunidade.

No comments:

Post a Comment

Followers