Monday, April 5, 2010

1984 - João Kléber Para Menores

Jornal do Brasil
22/1/1984
Míriam Lage
---------------------



A TV MANCHETE NA BRIGA PELO PÚBLICO JOVEM



A estratégia de programaçăo da TV Manchete tem desafiado o tradicional conceito de que a televisăo é, basicamente, um meio de comunicaçăo de massa. Desde que entrou no ar, sete meses atrás, a emissora partiu para a conquista de audięncia usando idéias e armas próprias: a segmentaçăo do público. A partir de amanhă, com a estréia de FMTV, a emissora assesta suas baterias em direçăo aos jovens, uma faixa ainda inexplorada por ela. Apresentado de segunda-feira a sábado, ŕs 19 horas, FMTV traz, para o Brasil, uma verdadeira mania entre as gravadoras e televisőes americanas: o vídeo musical.

A experięncia năo chega a ser nova. A TVE já incorporou os vídeos musicais em sua programaçăo desde 1982, com Onda 82, aperfeiçoado, mais tarde, em Vídeo Rock. Nenhum dos dois programas chegou a ter repercussăo pelo menos razoável. Por isso, ao se decidir pela estréia de FMTV, năo faltou ŕ TV Manchete uma boa dose de ousadia. Mesmo por que năo foi feita qualquer pesquisa de mercado que permitisse, ŕ emissora, diagnosticar que tipo de desempenho o programa poderá ter junto ao público jovem brasileiro.

Essas dúvidas, no entanto, năo assustam Maurício Sherman, diretor-geral do FMTV. "Esses vídeos săo uma febre nos Estados Unidos. Uma emissora de cabo americana, MTV, exibe vídeos musicais 24 horas por dia. E o sucesso é tăo avassalador que todas as grandes redes já aderiram, com programaçőes diárias de mais de uma hora de duraçăo. Năo tem erro, estamos no caminho certo", garante. Além de se escudar na experięncia americana, Sherman acredita que FMTV trilhará um bom caminho junto aos jovens porque sua idéia básica é trazer para a televisăo os sucessos do rádio. "Estaremos oferecendo esses sucessos musicais com o recurso da imagem".

Amanhă, em sua estréia, FMTV brindará seu público com uma programaçăo especial: tręs vídeos do maior fenômeno musical de 1983, Michael Jackson. Serăo apresentados Billy Jeun, Beat It - que abiscoitou os maiores pręmios na categoria vídeo ano passado - e Thriller, um verdadeiro filmete de horror, com 13 minutos de duraçăo. Thriller é a mais completa prova de que Michael Jackson foi um dos primeiros artistas a descobrir o valor dos vídeos na divulgaçăo de sua imagem e música: investiu, em sua realizaçăo, nada menos que 360 mil dólares, quase o custo de um longa-metragem.


Mas em sua versăo diária, FMTV tem um outro formato. Nos 30 minutos em que fica no ar, o programa apresentará, de segunda a sexta-feira quatro vídeos por dia. No sábado, uma espécie dę, hit parade mostrará os grandes preferidos do público. Segundo Fernando Weltman, produtor internacional de FMTV, a intençăo do programa é a divulgaçăo das músicas de maior sucesso tocadas pelas rádios. "Um dos nossos principais objetivos é abrir espaço para o artista nacional", explica. Essa intençăo, por enquanto, esbarra num grave problema: "a qualidade dos vídeos nacionais é muito inferior aos produzidos no exterior e nossa opçăo foi iniciar a produçăo de números aqui na emissora, no próprio cenário do programa."

Semana passada foram gravados alguns números com Jim Capaldi e Pepeu Gomes, mas ocorreram problemas técnicos e a direçăo da emissora achou melhor repetir as gravaçőes. Assim, FMTV inicia sua carreira no ar com apresentaçőes de vídeos importados. "Temos cerca de 200 números em nossos estoques, todos eles de craques como David Bowie, Lionel Ritchie, Frank Stalone e The Police. Teremos o mais rigoroso critério de qualidade, oferecendo a nosso público apenas o que há de melhor nesse gęnero", diz Weltman. E espera, em breve, chegar ao que considera razoável, a apresentaçăo diária de tręs vídeos internacionais e um nacional. "O ideal seria meio a meio, mas a produçăo nacional de vídeos ainda está muito pobre," comenta.

O projeto FMTV vai além da apresentaçăo diária do programa. Ŕ medida que for deslanchado, FMTV usará os mesmos recursos promocionais das estaçőes de rádio FM dirigidas aos jovens. "Podemos promover gincanas, sorteios de videocassetes e posters. Enfim, existe um grande campo de promoçőes a ser explorado", diz Weltman.

A apresentaçăo de FMTV foi entregue a dois jovens, Joăo Kleber, 26 anos, e Marco Antônio, 19 anos. Com alguma experięncia em televisăo, já tendo participado da novela Cara a Cara, da TV Bandeirantes, e do Planeta dos Homens e A Festa é Nossa, na TV Globo, Joăo Kleber fica com o papel irreverente. Para ele, Jésus Rocha está criando um texto bem-humorado, cheio de bordőes que văo marcar a presença do programa. Marco Antônio, por sua vez, fica encarregado de dar as informaçőes sobre os vídeos que serăo apresentados. É o bem-comportado do programa que se desenrolará num cenário misto de psicodélico e futurista, criado por Renato Lage.

O programa é uma pura distraçăo, năo fossem as pequenas informaçőes contidas em seu texto. E é, sobretudo, uma programaçăo extremamente barata para a TV Manchete. Afinal, os vídeos fazem parte da distribuiçăo promocional das gravadoras, chegando ŕs suas măos de graça. Além dos custos de produçăo ínfimos, a TV Manchete conseguiu que a Odissey patrocinasse as apresentaçőes diárias de FMTV. Talvez todas essas facilidades reunidas transformem FMTV num bom negócio, a ponto de a TV Manchete ter dispensado as pesquisas de mercado. O teste do programa vai ser no ar.



No comments:

Post a Comment

Followers