Friday, January 1, 2010

1975 - Roque Santeiro Censurada

Jornal do Brasil
Data de Publicação: 28/8/1975





PROGRAMA DE TELEVISÃO EXIGEM RIGOR DE EXAME
Brasília - O diretor da Divisão de Censura, Rogério Nunes, explicou ontem que os programas de televisão têm que ser submetidos a rigoroso exame antes de ser liberados, de vez que não há possibilidade de controlar a audiência "pois a TV entra na casa de todo mundo sem pedir licença."

Com relação à novela Roque Santeiro, que faria sua estréia ontem na Rede Globo, acentuou que a censura utilizou os critérios de rotina e nada de especial houve. Os cortes determinados devem ser feitos e a novela não poderá ser exibida antes das 22 horas.

O diretor da Censura reiterou o que em muitas oportunidades já havia acentuado no sentido de que a televisão merece um cuidado especial de vez que ninguém controla a audiência. Citando uma outra novela daquela emissora, disse que as cenas de um Bataclan são percebidas e entendidas pelos adultos mas seria prejudicial às crianças caso não tivessem sido feitos os cortes.

No caso de Roque Santeiro, explicou que os cortes se referem a cenas que mostravam uma casa de mulheres e que, por isso, não poderiam ser vistas por menores.

- Nada houve de excepcional. Examinamos a novela e determinamos os cortes, fixando o horário para exibição, tudo dentro dos mesmos critérios utilizados até hoje para a TV.

____________________________________________________
........................................................................................................

........................................................................................................


No comments:

Post a Comment

Followers