Wednesday, January 20, 2010

1971 - Desenhos-tampão já naquela época...

VEJA
Data de Publicação: 24/11/1971





REAÇÃO COM HUMOR
Em situação difícil no terreno das novelas - "Hospital" saiu do ar par falta de audiência e "A Fábrica" foi tão espichada, que caiu de 20 para 4 pontos no Ibope, a rede Tupi reage com humor. Desde a semana passada, transmite a série de desenho animado "A Pantera Cor-de-Rosa", dez minutos diários depois da novela das 8. E a partir desta segunda-feira as trapalhadas da panterinha americana se emendam com "Dom Camilo e os Cabeludos" (um capítulo diário de 45 minutos), baseada no último livro de Giovanni Guareschi.

A pantera chega depois de vários anos de êxito nos Estados Unidos, onde é transmitida pela NBC (National Broadcasting Corporation) e Dom Camilo, sucesso de cinema e TV na Itália, já é conhecido da TV brasileira: uma série antiga de suas aventuras esteve em cartaz durante dois anos na Tupi, em 1958. 



Além disso, a direção da Tupi se apóia no bom resultado de todos os programas humorísticos atualmente no ar - desde "Balança mas não Cai", "Faça Humor não Faça a Guerra", na Globo, incluindo "Bronco Total", com Golias, uma das maiores audiências da Record, que nas últimas semanas tem superado inclusive a "Discoteca do Chacrinha" nas quartas-feiras.

Horário nobre - Dom Camilo é um padre simples e impulsivo, sempre às voltas com o seu inimigo fraterno Peppone, prefeito comunista de uma cidadezinha do interior da Itália. Eles correram o mundo através dos filmes, que tinham Fernandel como Dom Camilo e Gino Cervi como Peppone, e das traduções feitas para 27 idiomas. A série lançada pela Tupi baseia-se em "Don Camilo e I Giovanni d'Oggi", publicado após a morte de Guareschi, em 1968. As brigas entre o pároco (Otelo Zeloni) e o líder comunista (Elias Gleizer) continuam, com um novo ingrediente: dois jovens transviados, uma sobrinha de Dom Camilo e o filho de Peppone.

A pantera também chegou ao público brasileiro através do cinema, na comédia de Blake Edwards "The Pink Panter", com Peter Sellers. Ela aparecia na apresentação do filme, brigando com os letreiros, e fez um sucesso tão grande, que seus criadores, David H. De Patie e Fritz Freleng, lançaram a série, com os dois personagens do filme - a pantera e o inspetor Clouseau. A Tupi comprou um lote de 64 desenhos da pantera e doze do inspetor, para o horário infantil. Os diretores da estação se empolgaram tanto com os desenhos, que resolveram testá-los no horário nobre. E, dando certo a experiência, reprisarão à noite a série de "O Gordo e o Magro", atualmente à tarde.




No comments:

Post a Comment

Followers